Buscas por avião da Malaysia Airlines centradas em zona onde foram detetados sinais

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 07 abr (Lusa) -- As buscas pelo avião da Malaysia Airlines, desaparecido a 08 de março, com 239 pessoas a bordo, centram-se hoje na zona onde o navio chinês Haixun 01 detetou sinais semelhantes aos emitidos pelas caixas negras.

O navio britânico HMS Echo -- equipado com detetores de caixas negras -- dirige-se para a zona numa 'missão' em contrarrelógio, dado que as baterias que alimentam os sinais emitidos pelas caixas negras do avião têm um tempo de vida útil de entre 30 e 45 dias, estando, por isso, prestes a esgotarem-se.

O navio chinês detetou dois sinais -- um na sexta-feira de alguns instantes e um outro, no sábado, de 90 segundos --, com uma frequência de 37,5 kHz por segundo, idêntico aos emitidos pelas caixas negras dos aviões.

Angus Houston, o chefe australiano da missão, definiu a descoberta como "importante" e "encorajadora", mas ressalvou, porém, não ser possível estabelecer qualquer relação com o MH370.

A operação pela aeronave tem outra frente -- a cerca de 550 quilómetros de distância do principal ponto de buscas --, onde o navio australiano Ocean Shield, também equipado com um localizador de caixas negras, investiga um outro sinal, o terceiro, detetado no domingo.

"Esta é uma descoberta importante e encorajadora, mas que devemos continuar a tratar com cuidado. Estamos a trabalhar num grande oceano e dentro de uma área de pesquisa muito ampla", afirmou, este domingo, Angus Houston, chefe australiano da missão.

Doze aviões, nove dos quais militares, e 14 barcos participam nas operações, continuando a patrulhar hoje as remotas águas do Oceano Índico, concentrando-se numa área de aproximadamente 234 mil quilómetros quadrados, de acordo com informações reveladas hoje.

O Boeing da Malaysia Airlines desapareceu dos radares civis, na madrugada de 08 de março, poucos depois de descolar de Kuala Lumpur rumo a Pequim.

DM (RCS) // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.