Covid-19: Cinquenta lares de idosos da Região Centro mantêm casos positivos

| País
Porto Canal com Lusa

Viseu, 04 jun 2020 (Lusa) -- Cinquenta lares de idosos da região Centro mantêm ainda casos positivos de covid-19, mas nalguns deles trata-se de um só caso, informou hoje o secretário de Estado João Paulo Rebelo.

"Chegámos a ter 123 lares com casos positivos. Atualmente, temos cerca de 50, sendo que alguns destes lares registam apenas um caso positivo", explicou João Paulo Rebelo, que é o coordenador regional do estado de calamidade.

No total, estes lares têm cerca de 2.600 utentes, dos quais 174 são casos positivos, e 2.100 trabalhadores, entre os quais 56 casos positivos, acrescentou.

O responsável lembrou que foi implementado um programa de testes à covid-19, tendo sido feitos até agora cerca de cem mil testes na região Centro.

"Foram feitos 17 mil testes em 675 respostas sociais (lares)", explicou.

Segundo João Paulo Rebelo, foram também realizados 5.946 testes em 586 creches da região Centro, tendo a taxa de positivos sido de 0,3%, "ou seja, muito reduzida".

O secretário de Estado realçou que, desde a primeira hora, houve a preocupação de ter, "pelo menos, um local de retaguarda por distrito", sendo que, em seis distritos, foram montados sete locais de retaguarda.

"Nenhum deles chegou a ser ativado e permanecem ainda em prontidão as zonas covid de apoio à população, onde temos um total de cerca de 11 mil camas", acrescentou.

A Movijovem disponibilizou oito pousadas na região, tendo sido utilizadas as de Ovar, Viseu e Guarda.

"Registámos mais de 1.450 dormidas, essencialmente de profissionais de saúde, mas também de alguns doentes que necessitaram", contou.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).