Covid-19: República não dará aval ao endividamento de 500ME - Governo da Madeira

| Política
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 04 jun 2020 (Lusa) - O vice-presidente do governo madeirense, Pedro Calado, disse hoje que o Governo da República não dará aval à região para um endividamento de 500 milhões de euros, no âmbito do Orçamento Suplementar da República, conforme anunciou o PS/Madeira.

"Sabe o senhor deputado o que o senhor secretário de Estado das Finanças respondeu? 'Oh, senhor vice-presidente, o aval do Estado nesta linha nem pensar'", revelou Pedro Calado no parlamento regional, dirigindo-se ao socialista Paulo Cafôfo e dando conta de uma "conversa técnica" que teve com o secretário de Estado Mourinho Félix.

Na quarta-feira, o deputado regional socialista Paulo Cafôfo afirmou que o arquipélago iria poder endividar-se em 500 milhões de euros, ao abrigo do Orçamento Suplementar da República, para custear as consequências da pandemia da covid-19.

"A Madeira vai poder financiar-se até 500 milhões de euros", disse o deputado no período antes da ordem do dia do plenário, salientando que este foi o resultado das "diligências" do PS/Madeira junto ao Governo da República, "sem gritaria, nem confronto permanente".

"O PS/Madeira influenciou da melhor forma, este primeiro passo está dado", acrescentou.

No plenário de hoje no parlamento regional, Pedro Calado insistiu na necessidade de ajuda efetiva e urgente à região, que não pode esperar por "supostos" apoios de um Orçamento Suplementar que poderá ainda demorar a entrar em vigor.

O importante, sublinhou, é a aprovação sexta-feira, na Assembleia da República, do adiamento do pagamento das três prestações do Plano de Ajustamento Económico e Financeiro da região, no valor de 144 milhões de euros, e a suspensão da Lei das Finanças Regionais, de modo que a Madeira possa fazer uma operação ativa de financiamento de no mínimo 300 milhões de euros.

Paulo Cafôfo respondeu que o Governo Regional "não tem tido uma postura de responsabilidade" e prefere o "confronto permanente e manobras de dispersão", acrescentando que os três deputados do PS/Madeira na Assembleia da República irão votar favoravelmente na sexta-feira as duas propostas, apresentadas conjuntamente pelo PSD e CDS, partidos que governam o arquipélago.

Paulo Cafôfo afirmou que o Governo Regional não utiliza os instrumentos facultados pela autonomia política para a redução da despesa, nomeadamente a redução do subsídio aos partidos, a extinção das sociedades de desenvolvimento, a renegociação das rendas às parcerias público-privadas rodoviárias e a redução do número de assessores do executivo.

O parlamento regional discutiu e aprovou um decreto-lei que estabelece a adaptação à região do regime excecional e temporário de reequilíbrio financeiro de contratos de execução duradoura no âmbito da pandemia da ovid-19.

O diploma inclui medidas extraordinárias e temporárias que visam limitar os efeitos negativos que decorreriam para o Estado do adicionamento, em simultâneo, do exercício de eventuais direitos compensatórios pelos contraentes privados sem qualquer restrição.

"A situação excecional que se vive no momento atual exige a participação de todos, impondo-se a adoção de medidas também em matéria de contratos de execução duradoura, designadamente de parceria público-privada", estabelece o diploma nacional, cuja adaptação à região foi aprovada com os votos favoráveis do PSD e do CDS-PP e a abstenção do PS, do JPP e do PCP.

Essa adaptação, segundo Pedro Calado, visa "limitar e suspender cláusulas contratuais que prevejam eventuais pedidos a reequilíbrios financeiros contratuais ou ao pagamento de indemnizações a privados e a empresas que têm concessões em regime PPP, e que foram ou estão a ser afetadas no seu negócio com a paragem imposta à economia por conta do combate à disseminação da doença covid-19".

Por unanimidade a assembleia aprovou o projeto de resolução do PSD que institui o Prémio Emanuel Rodrigues, assim como o projeto de resolução, subscrito pelo presidente da Assembleia Legislativa da Madeira e representantes dos partidos, que institui o dia 19 de Julho como o Dia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.

A proposta de decreto legislativo que cria o Programa de Apoio à Aquisição e ao Arrendamento de Habitação (PRAHABITAR)também foi aprovado, com os votos favoráveis de PSD, CDS, PS e JPP, e a abstenção do PCP.

O parlamento madeirense aprovou ainda, por unanimidade, propostas de lei do PSD à Assembleia da República sobre as comissões de inquérito das assembleias legislativas das regiões autónomas e sobre a defesa do direito de audição dos órgãos de governo próprio das regiões autónomas.

EC // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.