Covid-19: Empresários da noite do Porto manifestam-se sábado pela reabertura do setor

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 04 jun 2020 (Lusa) -- A Associação de Bares e Discotecas da Movida do Porto anunciou hoje que vai avançar com uma manifestação este sábado no Porto para reivindicar a reabertura do setor que está encerrado desde março devido à pandemia de covid-19.

"Perante uma completa ausência de resposta por parte do Governo e de um plano para a reabertura do setor decidimos que neste momento não estaríamos mais dispostos a aguardar e vamos partir para uma ação de visibilidade de rua de forma a sensibilizar e a alertar as autoridades do momento muito difícil que neste momento passamos", declarou à agência Lusa o presidente da Associação de Bares e Discotecas da Movida do Porto.

Em entrevista telefónica à Lusa, Miguel Camões sublinhou, contudo, que os bares vão estar encerrados.

"Não vai ser uma arruada", garantiu o responsável, acrescentando que o que que está previsto para sábado, pelas 21:00, é uma manifestação dos empresários à frentes dos seus estabelecimentos nas ruas Galerias de Paris, Cândido dos Reis, Conde Vizela e Fábrica contra a "falta de um plano de reabertura do setor", explicou.

A Associação de Bares e Discotecas da Movida do Porto entende que existem condições para o setor reabrir já numa primeira fase a partir do dia 15 de junho, com horários de funcionamento até às 02:00, tendo em consideração as diferentes características e conceitos de atividade dos estabelecimentos de animação noturna.

"É possível reabrir o setor da vida noturna de forma faseada. Não podemos interpretar o setor como igual, há vários tipos de conceitos do setor de animação noturna, há vários tipos de bares, vários tipos de discotecas e há certos estabelecimentos que podem começar a abrir, porque têm uma dinâmica muito equivalente à da restauração", declarou Miguel Camões.

Segundo aquele dirigente, há bares com lugares sentados e outros com serviço de 'cocktelaria' e reservas de mesa que "poderiam ser os primeiros a abrirem, num plano geral da abertura total da noite".

Numa segunda fase, a arrancar a 15 de julho, a associação defende que se poderia permitir que "os clientes permanecessem também em pé nos bares" e avançava-se para a reabertura dos clubes e discotecas, com "limite máximo de clientes consoante as características do estabelecimento em causa".

O plano gizado pela associação prevê ainda que a evolução da situação dessas duas fases teria de ser avaliada "conjuntamente com as autoridades responsáveis" para ajustar as "normas de segurança a aplicar" caso houvesse necessidade.

A ABDMP defende ainda que a redução do IVA para 13%, isenção da Taxa Social Única (TSU) até ao final do ano de 2021, prolongamento do 'lay-off' após 30 de junho, e 'lay-off' suportado a 100% pelo Estado.

A associação, criada a 27 de fevereiro de 2017, e que representa de momento 29 bares e discotecas do Porto, alerta que o atual momento do setor é de "profunda crise", porque se encontra encerrado por determinação governamental desde março e por não ter qualquer expectativa de reabertura ou diálogo nesse sentido.

"Urge relançar a discussão sobre os apoios a conceder e as medidas a adotar futuramente de forma a podermos respeitar as recomendações da DGS de forma viável para os empresários e atrativa e segura para os consumidores", acrescenta a associação, referindo já envio para à Câmara do Porto um "documento com sugestões de apoio ao setor".

A 13 de maio, a Associação de Bares da Zona Histórica do Porto acusou o Governo de ter "desprezado" o setor durante a pandemia e pediu isenções de pagamentos à Segurança Social e Finanças em 2020 e da Taxa Social Única.

Na segunda-feira, a Associação de Bares da Zona Histórica do Porto pediu ao primeiro-ministro, António Costa, uma intervenção no setor, alertando que a pandemia trouxe "batota fiscal" e "fuga ao fisco" em alguns estabelecimentos.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 382 mil mortos e infetou mais de 6,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Em Portugal, morreram 1.447 pessoas das 33.261 confirmadas como infetadas, e há 20.079 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

CCM//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.