Covid-19: Autarca de Évora quer Plano de Emergência Social e Económico para região

| Política
Porto Canal com Lusa

Évora, 03 jun 2020 (Lusa) - O presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá (CDU), defendeu hoje a elaboração e a aplicação de um Plano de Emergência Social e Económico para o Alentejo, devido à crise provocada pela pandemia da covid-19.

"As consequências da crise pandémica estão a causar efeitos graves na economia do Alentejo, agravando em consequência as condições sociais da população, em particular nos setores mais frágeis da sociedade", alertou o autarca.

Nesse sentido, considerou, "justifica-se e impõe-se que seja elaborado e aplicado um Plano de Emergência Social e Económico para a região", assim como "um Plano Estratégico de Desenvolvimento para a década 2020/2030, tendo em conta o próximo Quadro Financeiro da União Europeia".

A posição do autarca foi agora divulgada num comunicado do município, depois de Carlos Pinto de Sá ter defendido a mesma ideia numa conferência promovida recentemente, por videoconferência, pela Universidade de Évora.

Para Pinto de Sá, este plano deve ser elaborado no âmbito do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo e reunir representantes das várias áreas do tecido económico e social da região.

A iniciativa poderia constituir-se como "plataforma negocial com o Governo para reunir os meios para executar as medidas que, de forma concertada, forem entendidas como necessárias para resposta à crise e para a retoma do desenvolvimento regional", disse.

Como exemplo dos efeitos negativos da crise, o presidente da Câmara de Évora citou o indicador do desemprego, assinalando que "o Alentejo Central registou um aumento na taxa de desemprego de 21,4% em abril, em comparação com o mesmo mês do ano passado".

Sublinhando que "mais de 95% do tecido económico se baseia nas micro e pequenas empresas", que são as que "mais dificuldades têm no acesso aos apoios oficiais", o autarca argumentou que "um grande número de famílias" passa "extrema carência", porque "deixou de ter capacidade para atender aos compromissos mais básicos da sua vida".

Pinto de Sá também defendeu a necessidade do reforço, a nível nacional, dos serviços públicos de importância estrutural, como o Serviço Nacional de Saúde, realçando igualmente a importância de promover a diversificação da atividade económica.

Quanto à União Europeia, referiu que deve ser exercida pressão para que Bruxelas "tenha a capacidade e a vontade de tirar conclusões válidas para o futuro" a partir da atual crise provocada pela pandemia da covid-19, colocando "como primeira prioridade a coesão social, territorial e ambiental".

Portugal contabiliza pelo menos 1.447 mortos associados à covid-19 em 33.261 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado hoje.

Relativamente ao dia anterior, há mais 11 mortos (+0,8%) e mais 366 casos de infeção (+1,1%).

No Alentejo, segundo a DGS, existem 260 casos confirmados de covid-19 e uma vítima mortal associada à doença.

SYM // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.