Covid-19: Instalações da Total em Moçambique estão livres de infeção -- Governo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 03 jun 2020 (Lusa) - O recinto de construção do complexo de processamento de gás natural da Total, norte de Moçambique, está livre de infeção pelo novo coronavírus, após ter sido um foco de transmissão, anunciaram hoje as autoridades.

"De princípio, ele [o recinto] está livre de contaminação pela covid-19", afirmou o presidente do Instituto Nacional de Petróleo (INP), Carlos Zacarias, em conferência de imprensa em Maputo.

O responsável avançou que após a deteção do primeiro caso nas instalações do consórcio da Total em Afungi, província de Cabo Delgado (norte do país), as autoridades de saúde moçambicanas fizeram o rastreio dos contactos, isolaram os casos suspeitos e os infetados.

Todos os 880 trabalhadores do empreendimento foram testados, tendo sido reduzidos os trabalhos para o mínimo e várias pessoas isoladas.

O presidente do Instituto Nacional de Petróleo avançou que a prevenção obrigou também à paralisação das atividades relacionadas com o desenvolvimento dos projetos de gás no Rovuma, nomeadamente as obras de construção da futura fábrica de gás natural liquefeito e o processo de reassentamento das comunidades.

Nesse sentido, está em curso a reprogramação das operações, visando a retomada das obras, logo que as condições estejam criadas.

Além da Total, o consórcio da Área 1 é detido pela japonesa Mitsui (20%), a petrolífera estatal moçambicana ENH (15%), as indianas ONGC Videsh (10%) e a sua participada Beas (10%), a Bharat Petro Resources (10%) e a tailandesa PTTEP (8,5%).

O presidente do INP adiantou que a prevenção da pandemia da covid-19 levou igualmente à paralisação de trabalhos de pesquisa de hidrocarbonetos noutras partes do país.

A situação forçou também ao adiamento do lançamento do sexto concurso internacional para a pesquisa de hidrocarbonetos, acrescentou Carlos Zacarias.

Moçambique acumula 316 casos de infeção pela covid-19, com duas mortes e 109 recuperados.

PMA // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.