Covid-19: Primeiro-ministro arménio anuncia que está infetado

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tbilisi, 01 jun 2020 (Lusa) - O primeiro-ministro da Arménia, Nikol Pashinián, anunciou hoje que contraiu o novo coronavírus, apesar de não ter sintomas, mas que vai continuar a trabalhar a partir da sua residência.

Num vídeo publicado na rede social Facebook, Pashinián, que faz hoje 45 anos, disse que a mulher e os três filhos também estão infetados.

"É evidente que fui eu quem os contagiou", lamentou o primeiro-ministro, que pensa ter sido infetado durante uma reunião com membros do Governo, quando um empregado que não usava luvas lhe serviu um copo de água. O empregado testou positivo, informou Pashinián, que decidiu fazer o teste, apesar de assintomático.

A Arménia está em estado de emergência desde 16 de março, devendo ser prolongado pelo menos até ao próximo dia 13.

Segundo dados oficiais, o país, com uma população de quase três milhões de habitantes, registou 9.282 casos de covid-19 e 131 mortes provocadas pela doença.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 370 mil mortos e infetou mais de seis milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,5 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PTA // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.