Poiares Maduro congratula-se com acordo entre RTP, SIC e TVI para reforçar TDT

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 04 abr (Lusa) -- O ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, mostrou-se hoje satisfeito pelo consenso alcançado entre as três operadoras de televisão em sinal aberto para valorizar e aumentar o serviço de Televisão Digital Terrestre (TDT).

RTP, SIC e TVI emitiram hoje um comunicado conjunto no qual anunciaram ter entregado na quinta-feira ao ministro Poiares Maduro "um estudo sobre a TDT onde fazem uma análise do estado atual do TDT e apresentam uma visão comum para o futuro do mesmo".

"Confirmo que a orientação global do estudo vai no sentido da valorização da TDT e só posso [estar] satisfeito com isso. Porque, como sabem, esse foi outro dos objetivos que eu estabeleci: a ideia de que temos de valorizar a oferta da TDT, temos de aumentar a oferta da TDT em Portugal e o facto de neste momento já termos as três operadoras de televisão de acordo com esse objetivo é algo pelo qual só me posso congratular", afirmou Poiares Maduro à margem do encontro de apresentação da programação da RTP2.

O governante realçou que vão "agora também ouvir os outros operadores e agentes do mercado e esperar pela consulta pública da ERC [Entidade Reguladora para a Comunicação Social] e da Anacom [Autoridade Nacional de Comunicações] para depois tomar decisões estratégicas quanto ao futuro da TDT".

Na semana passada, o presidente do Conselho de Administração da RTP, Alberto da Ponte, disse que a última reunião conjunta entre os três operadores estava agendada para a última segunda-feira, dia 31 de março.

"Vamos ter uma última reunião na segunda-feira com os três canais e depois disso faremos a entrega ao senhor ministro duma matéria na qual há consenso entre os três", disse, escusando-se a adiantar pormenores.

TDI/PD (ALU) // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.