PEV quer explicações sobre aterro sanitário nos limites de Santo Tirso e Trofa

PEV quer explicações sobre aterro sanitário nos limites de Santo Tirso e Trofa
| Norte
Porto Canal com Lusa

A deputada Mariana Silva, de “Os Verdes”, pediu esclarecimentos ao Governo sobre a eventual reativação e ampliação de um aterro sanitário nos limites dos concelhos da Trofa e Santo Tirso, informou hoje aquele partido.

Em causa está a reativação, perspetivada para 2021, de um aterro encerrado em 2016 na freguesia de Santa Cristina do Couto, concelho de Santo Tirso (de que resta apenas uma estação de recuperação de energia e um ecocentro) e seu alargamento à localidade contígua de Covelas, já no município da Trofa.

Em requerimento entregue na Assembleia da República e dirigido ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática, a deputada pergunta se o Governo “tem conhecimento de pedidos de licenciamento, em fase de análise ou de licenças já concedidas, para a instalação, expansão ou reabertura de aterros em Santo Tirso ou na Trofa”.

“Em caso afirmativo”, a deputada pergunta “em que fase do licenciamento se encontram, qual o tipo de resíduos a serem depositados nestes aterros e se está prevista a receção de resíduos perigosos e/ou não perigosos”.

Ainda no mesmo pressuposto, Mariana Silva questiona “qual a proveniência dos resíduos destinados aos aterros” e se “está prevista a receção de resíduos importados tendo como destino aterros em Santo Tirso ou na Trofa”.

O presidente da Junta de Covelas, uma freguesia com 1.600 habitantes, já disse à agência Lusa que foi abordado por "pessoas assustadas" com a situação. Mas Feliciano Castro contrapôs que o que se prevê para a zona "é o depósito de resíduos já tratados".

Também a Câmara de Santo Tirso fez saber, em comunicado, que está “frontalmente contra” a reativação e prolongamento do aterro.

Já o presidente da Câmara da Trofa, Sérgio Humberto, confirmou na terça-feira à agência Lusa que Covelas vai receber a extensão do aterro sanitário a reativar em Santa Cristina do Couto, revelando que o seu município vai receber uma contrapartida de dois milhões de euros e desvalorizando os riscos temidos pela população.

"As indicações técnicas que tenho é que um aterro sanitário cumpre todos os requisitos e que não provoca qualquer tipo de constrangimento", disse ainda o presidente da Câmara da Trofa, reiterando que "o impacto para o município e para a população é zero, não há cheiro, nem contaminação das linhas de água".

O aterro (tecnicamente designado "unidade de confinamento") será explorado pela Resinorte e, segundo o autarca da Trofa, "cumpre uma legislação muito exigente" e "já foi aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente, pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, e pelo Ministério do Ambiente", ficando a faltar "a aprovação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte".

Sérgio Humberto disse esperar que o "arranque da operação aconteça em meados de 2021", mas admitiu atrasos.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).