Produtores da Ria Formosa querem reavaliação de área de aquacultura da Armona

| Norte
Porto Canal / Agências

Olhão, 02 abr (Lusa) -- Produtores e moradores da Ria Formosa pediram ao Governo uma reavaliação da área de produção aquícola da Armona, que está a impedir o acesso da comunidade piscatória a uma barra natural, corredores de navegação e áreas de pesca.

A Olhãopesca -- Organização de Produtores de Pescado do Algarve, a Formosa -- Cooperativa de Viveiristas da Ria Formosa e a Associação de Moradores da ilha da Culatra subscreveram um documento dirigido à tutela, a alertar para os problemas que sentem por, seis anos após a sua criação, a área de aquacultura da Armona estar a ser explorada em apenas 40% e a restante área estar com acesso interditado.

No documento conjunto dirigido ao secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, as associações pedem ao executivo para reavaliar os prós e os contras da criação da área piloto da Armona e para redimensionar o projeto, libertando a área que não estiver a ser explorada.

Querem ainda que o Governo pondere melhor a criação, anunciada em Diário da República e para a qual lamentam não ter sido consultadas, de uma nova área de produção aquícola no Algarve, entre Tavira e Vila Real de Santo António, e que terá "uma dimensão de quatro quilómetros por dois, numa área de implantação semelhante à da Armona", segundo um dirigente da Olhãopesca ouvido pela agência Lusa.

Miguel Cardoso lamentou que a comunidade piscatória local esteja impedida de aceder a uma área onde tradicionalmente pescava, devido aos limites de uma zona de produção aquícola "que tem apenas 40% a ser explorada, e bem, por algumas empresas".

"Mais de metade da área está interditada e sem estar a ser ocupada e explorada, criando um impacto negativo nas comunidades locais", afirmou, frisando que "se trata de uma zona de domínio público marítimo, situada numa área rica de pesca, num corredor de navegação e praticamente em cima de uma barra natural, que é a barra do Lavajo".

Além das dificuldades de acesso das embarcações à barra natural, que está assoreada e próxima dos limites da área de aquacultura da Armona, os prejuízos são sentidos porque não se pode pescar dentro da zona e "há um impacto negativo no sistema hídrico da Ria Formosa", através das retenções de plâncton ou dificuldades de renovação da água, que prejudicam "a aquacultura tradicional realizada dentro da ria".

A Formosa, através do seu presidente, Augusto da Paz, também apontou as dificuldades de acesso à barra do Lavajo e os problemas de renovação de água na ria Formosa como fatores que estão a prejudicar os viveiristas.

"O Governo tem que ver isto bem, porque está-se a causar problemas às comunidades locais para ter uma área de produção que na sua maioria está desocupada. Ou a área é toda explorada ou liberta-se a parte que não está a ser utilizada", propôs Augusto da Paz.

A área de produção aquícola da Armona foi criada com o objetivo de impulsionar a aquacultura em alto mar e é utilizada para a produção de bivalves, como ostras, mexilhão ou vieira, assim como para a instalação de armações de atum.

MHC // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.