Covid-19: Catarina Martins diz que Governo devia concentrar-se em orçamento suplementar

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 mai 2020 (Lusa) -- A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou hoje "um erro" pedir a fiscalização da constitucionalidade dos decretos aprovados no parlamento para apoiar sócios-gerentes devido à pandemia, considerando que o Governo se devia concentrar em apresentar um orçamento suplementar.

Durante uma conferência de imprensa na qual Catarina Martins apresentou 20 medidas do BE para garantir a segurança e proteção no desconfinamento, a líder do BE foi questionada sobre o aviso feito pelo PS de que os projetos do PSD, PAN e PEV para alargar os apoios do 'lay-off' a sócios-gerentes de micro e pequenas empresas aprovados na generalidade violam "a norma travão" e a eventualidade do Governo avançar com um pedido de inconstitucionalidade destes diplomas.

"Eu julgo que é um erro. Nós estamos a viver um momento de emergência grande. Tem sido naturalmente aprovada legislação diferente da que estava prevista no orçamento", respondeu a líder do BE.

Na perspetiva de Catarina Martins, seria "mais interessante o Governo concentrar-se na necessidade de trazer um orçamento suplementar ao parlamento do que num debate absurdo" sobre se vai haver ou não "capacidade de responder à crise", uma vez que esta terá que existir.

Questionada sobre a possibilidade de estes projetos violarem a norma-travão e alterarem a despesa do Estado, a coordenadora do BE apontou que "pode não aumentar" a despesa, mas sim "significar que o dinheiro em vez de ir para um tipo de despesa vai para outro tipo de despesa".

"Não concordo com essa leitura, num momento de crise há escolhas e o parlamento deve debater essas escolhas e não deve estar limitado. Como aliás o Governo tem feito", explicou.

Deixando claro que "os preceitos constitucionais são para cumprir", Catarina Martins referiu que a Constituição "não põe nenhum entrave a que se responda à crise e à emergência" provocada em Portugal pela pandemia.

"Um orçamento suplementar tornaria as coisas mais simples, mas não é só para o parlamento, é também para o Governo porque ele próprio está a decidir despesa que não é exatamente despesa que foi autorizado no debate do Orçamento do Estado porque foi preciso realocar recursos para a emergência que estamos a viver", insistiu.

Para a líder do BE, "do ponto de vista formal e mesmo do ponto de vista político, da transparência, do debate das opções, um orçamento suplementar seria o que resolvia todas as questões".

O parlamento aprovou na quinta-feira, na generalidade, diplomas do PSD, Verdes e PAN para alargar os apoios previstos no âmbito do 'lay-off' a sócios-gerentes de micro e pequenas empresas, no mesmo dia em que o Governo aprovou legislação nesta área.

Também um projeto-lei do BE com medidas de apoio às micro e pequenas empresas baixou sem votação à comissão, a pedido do partido, e foram rejeitadas iniciativas sobre a mesma temática do CDS-PP e da Iniciativa Liberal.

JF (SMA) // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.