Covid-19: Percurso Polis reabre em Leiria na segunda-feira e mercados de rua mantêm-se encerrados

| País
Porto Canal com Lusa

Leiria, 07 mai 2020 (Lusa) -- O Município de Leiria vai reabrir o percurso Polis na segunda-feira e manter os mercados de rua encerrados, nesta fase de desconfinamento perante a pandemia de covid-19.

O percurso Polis será reaberto na segunda-feira com uma sinalética própria, explicou à agência Lusa o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes.

"Quisemos perceber primeiro a reação das pessoas a esta saída de casa. O percurso será reaberto com uma sinalética própria", que impede as pessoas de se cruzarem em sentido contrário, explicou.

Segundo Gonçalo Lopes, o percurso funcionará em sentido circular. De um lado da margem caminha-se para sul e do outro para norte. "Assim, evitará que alguém espirre para a frente de outra pessoa", exemplificou, alertando que "dificilmente se fazem corridas e caminhadas de máscara".

"Em termos do mercado do Levante, ainda não temos uma data para reabrir. Esses mercados de rua, embora estejam ao ar livre, têm ajuntamentos de pessoas anormais e é difícil garantir o distanciamento".

O mercado municipal da venda de produtos alimentares manteve-se sempre em funcionamento e o número de clientes aumentou nesta fase de desconfinamento. "Já se verificam filas de espera".

Os cemitérios reabriram no domingo, "com grande procura" e "segurança garantida".

Gonçalo Lopes visitou esta semana o comércio local e revelou que foi uma "abertura tranquila".

"Nota-se que já há pessoas na rua, mas ainda não há uma grande saída. As pessoas estão a ganhar confiança aos poucos e os comerciantes estão também a criar condições para as receber. Na ronda que fizemos já todos tinham máscara, viseiras e gel. O comércio está a adaptar-se bem", constatou o autarca.

Uma das preocupações levantadas por Gonçalo Lopes é com a população imigrante, que trabalhava essencialmente no comércio e restauração.

"Essas pessoas viram o seu rendimento desaparecer por completo e não têm qualquer tipo de poupanças ou preparação, nem apoio de retaguarda, uma vez que vieram para Portugal à procura de uma nova vida", alertou.

Apesar de muitos imigrantes não terem recibo comprovativo de arrendamento e até de vencimento, "porque nem sempre é declarado, muito próprio da economia paralela em Portugal", a autarquia encontrou uma forma de apoiá-los.

"Essas pessoas estão a passar dificuldades e, portanto, criámos um programa alternativo ao Leiria Vale, em que em vez de receberem um vale, recebem um cabaz de comida semanal, que permite uma alimentação perfeitamente saudável", revelou o autarca.

Para Gonçalo Lopes, "essa necessidade básica está satisfeita com esta ajuda durante maio e junho, período que foi definido pelo Governo, em que confere às Câmaras capacidade de tomar decisões de mitigação aos efeitos do covid-19".

EYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Pescadores podem voltar a capturar sardinhas em Portugal a partir de hoje

Os pescadores podem, a partir desta quinta-feira, voltar a pescar sardinhas em Portugal, com um limite máximo anual de 29.560 toneladas, mais de 66% da quota atribuída à Península Ibérica.

Abril termina 'recheado'. Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador

Um apostador estrangeiro arrecadou o primeiro prémio do Euromilhões desta terça-feira, que valia 166 milhões de euros, indica o departamento dos Jogos Santa Casa.

Primeiro de maio debaixo de chuva, mas bom tempo está a caminho do Norte

A chuva e o frio vão marcar o arranque do mês de maio, mas as temperaturas deverão melhorar gradualmente a partir de sexta-feira. De acordo com o Instituto de Previsão Metereológica e Atmosférica (IPMA), a semana de abertura deste mês deverá mesmo registar os 25 graus em certas zonas do país. A tendência deverá manter-se para a segunda semana.