Covid-19: Bélgica ultrapassa barreira dos 8.000 mortos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 05 mai 2020 (Lusa) -- A Bélgica ultrapassou nas últimas 24 horas a barreira dos 8.000 mortos por covid-19, segundo dados oficiais hoje divulgados.

Com 97 novas mortes registadas nas últimas 24 horas, mais 17 face a segunda-feira, o total de óbitos devido à pandemia do novo coronavírus é de 8.016.

Nas últimas 24 horas foram ainda registados 242 novos casos (361 na segunda-feira, mantendo-se a tendência em baixa), para um total de 50.509.

Também nas últimas 24 horas, foram hospitalizadas 84 pessoas (59 na segunda-feira), num total de 15.749, e 63 tiveram alta (69 na véspera), o que perfaz 12.441 desde 15 de março.

O Conselho nacional de Segurança reúne-se na quarta-feira para analisar a próxima etapa do desconfinamento.

A Bélgica está em sétimo lugar na lista de países da Europa em número de casos desde o primeiro registo -- Espanha é o primeiro - e ocupa o quinto lugar em relação ao número de óbitos, sendo a Itália o país regista o maior número de mortes.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 250 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.063 pessoas das 25.524 confirmadas como infetadas, e há 1.712 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos a aliviar diversas medidas.

IG // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.