Covid-19: Macau vai organizar intercâmbios de futebol entre China e países lusófonos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 04 mai 2020 (Lusa) -- O Governo de Macau vai organizar no território em 2021 intercâmbios de futebol entre a China e os países lusófonos, disse hoje a secretária para os Assuntos Sociais e Cultura.

"Serão organizados em 2021, em Macau, atividades de intercâmbio de futebol entre a China e os países de língua portuguesa, a fim de desempenhar plenamente o papel de plataforma de intercâmbio desportivo entre a China e esses países", afirmou Elsie Ao Ieong na Assembleia Legislativa (AL) na apresentação das Linhas da Ação Governativa (LAG) para a área que tutela.

A governante não forneceu detalhes sobre a calendarização ou eventos em causa, num discurso dirigido aos deputados, dedicado ao desenvolvimento das áreas da cultura e do desporto e no qual prometeu que "serão aproveitadas as ligações estreitas e vantajosas entre Macau e os países de língua portuguesa para promover o intercâmbio e cooperação cultural".

No mesmo discurso, a secretária garantiu que o novo Governo vai "adotar padrões mais exigentes na preservação e salvaguarda do património cultural e avançar o processo legislativo do regulamento administrativo relativo ao Plano de Salvaguarda e Gestão do Centro Histórico de Macau", que se arrasta há mais de uma década.

Nas LAG, o novo Governo, que tomou posse em dezembro, prometeu também avançar com a integração do Fundo das Indústrias Culturais no Instituto Cultural e com o desenvolvimento de produtos ligados ao turismo cultural, bem como apostar em eventos de grande envergadura.

O Governo assegurou ainda que Macau planeia lançar campanhas pós-crise de promoção turística em grande escala, num território onde o impacto económico da covid-19 tem sido sentido desde finais de janeiro e que levou mesmo ao fecho dos casinos durante pelo menos 15 dias em fevereiro.

JMC // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.