Arcebispo de Atlanta pede desculpa por construir mansão de 1,6 milhões de euros

Arcebispo de Atlanta pede desculpa por construir mansão de 1,6 milhões de euros
| Mundo
Porto Canal

O arcebispo católico de Atlanta, Wilton Gregory, pediu na terça-feira desculpas por construir uma mansão de 2,2 milhões de dólares (1,6 milhões de euros) com parte de uma doação, uma decisão que tem sido duramente criticada pelos paroquianos.

"Estou desapontado por, apesar dos meus assessores e eu podermos justificar este projeto a nível fiscal, logístico e prático, eu pessoalmente falhei em prever o custo em termos da minha própria integridade e credibilidade pastoral com os fiéis do Norte e Centro da Georgia", disse o norte-americano Wilton Gregory, num artigo publicidade na página na Internet da Arquidiocese.

A casa de 1.952 metros quadrados foi construída com fundos doados pelo sobrinho de Margaret Mitchell, autora do aclamado romance "E tudo o Vento Levou", num montante de 2,2 milhões de dólares (cerca de 1,6 milhões de euros, à taxa de câmbio atual).

Falecido em 2011, Joseph Mitchell deixou uma herança à Arquidiocese de Atlanta, Estados Unidos, de mais de 15 milhões de dólares (10,8 milhões de euros) para ser aplicada em obras de caridade e propósitos religiosos.

A decisão de utilizar estes fundos para construir uma mansão gerou críticas da parte dos católicos da região e que através do correio eletrónico, cartas e chamadas expressaram o seu descontentamento a Gregory por aquilo que consideram uma contradição com o apelo de austeridade do papa Francisco.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.