Palestinianos pedem adesão a 15 instâncias da ONU

| Mundo
Porto Canal / Agências

Ramallah, 01 abr (Lusa) -- A liderança palestiniana decidiu promover a adesão a 15 agências da ONU e tratados internacionais, a começar pela Quarta Convenção de Genebra sobre a proteção de civis, anunciou hoje o presidente Mahmoud Abbas durante uma comunicação televisiva.

A decisão surge pouco depois do anúncio de um novo concurso pelo Governo israelita para mais de 700 casas em bairros de colonização em Jerusalém oriental.

"A liderança palestiniana aprovou por unanimidade a decisão de aderir a 15 agências da ONU e tratados internacionais, a começar pela Quarta Convenção de Genebra sobre a proteção de civis", declarou o presidente da Autoridade Palestiniana, que assinou perante as câmaras o pedido de adesão.

O deputado independente palestiniano Moustapha Barghouti, que participou numa reunião da liderança palestiniana presidida por Abbas, afirmou à agência France Presse que, com esta decisão, a direção palestiniana "encetou a batalha nas Nações Unidas contra Israel".

Na sequência de uma reunião na segunda-feira à noite, a liderança palestiniana exigiu garantias do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, em visita à região, sobre a libertação por Israel de um último grupo de prisioneiros, que estava prevista para 29 de março, sob ameaça de relançar as ações na ONU.

AH // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.