Relação entre cinema e futebol presente no festival Curtas de Vila do Conde

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila do Conde, 01 abr (Lusa) - A relação entre o cinema e o futebol vai merecer especial atenção na 22.ª edição do Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema, que decorre entre 05 e 13 de julho, indicaram hoje os organizadores.

Em ano do campeonato do mundo de futebol, os promotores do festival decidiram dedicar parte da programação à ligação entre o cinema e o desporto-rei, criando uma vertente, paralela à competição, apelidada "Fora de Jogo".

"Através de curtas-metragens, de ficção ou documentais, vamos aproximar-nos do universo do futebol, nomeadamente com a abordagem de alguns mitos ou figuras da modalidade, e com a apresentação de filmes com uma visão política ou social através do futebol", explicou à agência Lusa Nuno Rodrigues, da organização do 'Curtas'.

Outro dos focos da programação deste festival será a exposição dedicada ao legado estético do cineasta italiano Michelangelo Antonioni - nome central do cinema moderno -, que estará patente no Espaços Solar - Galeria de Arte Cinemática.

Para além da competição do 'Curtas' destinada a realizadores portugueses, assinala-se, nesta edição, o regresso da competição de vídeos musicais que pretende reconhecer os trabalhos de autores de vanguarda da arte digital com uma cinematografia inovadora na criação de objetos visuais surpreendentes.

Faz ainda parte do programa a competição internacional que exibirá uma seleção de cerca de 40 filmes de diferentes países.

Na vertente pedagógica, a organização continuará a apostar nas iniciativas "Curtinhas" e "Take One", dedicadas a um público infantojuvenil, onde as crianças terão oficinas e espaços dedicados à aprendizagem do cinema.

O Curtas Vila do Conde é uma das principais montras de divulgação dos filmes de curto formato realizados pelos cineastas portugueses, sendo as sessões da competição nacional as mais concorridas do Festival.

Na edição deste ano, que decorre entre 05 e 13 de julho, serão atribuídos mais de uma dezena de galardões.

JPYG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Mais de 900 agricultores do Norte declararam prejuízos de 3,6 milhões devido aos incêndios

Mais de 900 agricultores nortenhos afetados pelos incêndios de há dois meses declararam 3,6 milhões de euros de prejuízos, segundo um portal da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

CCDR-N e Castela vão fazer candidaturas comuns a fundos europeus para o património

O vice-presidente da CCDR-N, Jorge Sobrado, anunciou este sábado em Valladolid (Espanha) a candidatura comum a fundos europeus, para o desenvolvimento de projetos para a gestão e promoção do património histórico, a nível ibérico, a ter início em 2025.

Natal na Maia arranca a 29 de novembro

O Maia Natal arranca a 29 de novembro com os “já tradicionais” pinheiro, pista de gelo, carrossel, comboio, a parada de Natal, concertos, gastronomia e atividades para toda a família, anunciou a autarquia.