Covid-19: Investigadores criam plataforma para diminuir erros na deteção molecular do vírus

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 28 abr 2020 (Lusa) -- Investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto criaram uma plataforma que, direcionada a outros grupos de investigação, visa diminuir o número de erros na deteção molecular do novo coronavírus.

"A plataforma pretende ajudar os grupos de investigação que, neste momento, estão a dar início a estudos ou a desenvolver métodos mais eficazes no âmbito da covid-19 e que, de alguma forma, encontraram dificuldades em otimizar os métodos moleculares", afirmou hoje João Carneiro, investigador do CIIMAR, sediado em Matosinhos, no distrito do Porto.

O projeto, desenvolvido no âmbito da linha de financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) 'RESEARCH 4 COVID-19', envolve também a empresa IDENTIFICA, sediada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).

Em declarações à Lusa, o investigador explicou que a plataforma, que é de livre acesso e assente num banco de dados, pretende "facilitar a avaliação de métodos moleculares para deteção da SARS-CoV-2".

"Nós já tínhamos desenvolvido trabalho no âmbito das doenças infecciosas, nomeadamente do ébola e do HIV, e tínhamos a plataforma montada para esses dois vírus. Devido à urgência de se estudar cada vez mais o novo coronavírus, decidimos aplicar tudo o que já conhecíamos ao SARS-CoV-2", adiantou.

Assente em ferramentas de biologia molecular, como os 'primers' [sequência de RNA do vírus usada para a sua identificação], as sondas e genomas diferentes do vírus, a plataforma está em "constante atualização".

"Estamos constantemente a atualizar a base de dados. Neste momento, temos 52 'primers' validados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mas vamos atualizar e passar a ter mais de 100", esclareceu o investigador, que coordena o projeto juntamente com Filipe Pereira, diretor executivo da IDENTIFICA.

Ao facilitar a avaliação de métodos moleculares, a plataforma permite que os laboratórios que trabalham no diagnóstico do novo coronavírus "desenhem métodos mais rigorosos, com menos falsos negativos e positivos".

"A plataforma permite identificar possíveis mutações do vírus que possam afetar a eficiência de ligação de 'primers' e sondas e detetar potenciais falsos positivos resultantes da sua ligação ao genoma de outros coronavírus humanos que não o SARS-CoV-2", explicou, adiantando que tal significa que se diminui a "probabilidade de deixar pessoas contaminadas pensarem que não estão".

Com um financiamento de 17.500 euros, este é um dos 66 projetos financiados pela 'RESEARCH 4 COVID-19', que visa responder às necessidades do Serviço Nacional de Saúde.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou perto de 211 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios. 

Portugal contabiliza 928 mortos associados à covid-19 em 24.027 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado na segunda-feira.

 

SPYC // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.