Forma de saída do programa da troika decidida antes de 17 de Maio

Forma de saída do programa da troika decidida antes de 17 de Maio
| Economia
Porto Canal

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou hoje que a decisão sobre a forma como Portugal sairá do atual programa de resgate será tomada e comunicada publicamente antes de 17 de maio, mas que não foi discutida no Eurogrupo.

A governante, que falava aos jornalistas depois da reunião dos ministros das Finanças da zona euro que se realizou em Atenas, apontou ainda a próxima reunião do Eurogrupo, que decorre a 05 de maio como uma data possível para Portugal transmitir a sua decisão aos parceiros do euro.

"Não houve discussão sobre a estratégia de saída. Reiterei que o Governo português continua a ponderar as opções e que oportunamente, antes do fim do programa que é 17 de maio, tomaremos e comunicaremos a nossa decisão, quer ao Eurogrupo, quer publicamente. (...) Teremos um Eurogrupo antes de 17 de maio, e essa é uma data possível", afirmou.

A reunião foi rápida, incidiu também sobre outros temas, como o ponto de situação do programa da Grécia.

Maria Luís Albuquerque explicou aos jornalistas que a decisão, que cabe ao Governo português tomar, tem de ser comunicada ao Eurogrupo, mas obrigatoriamente numa das reuniões do grupo dos ministros das Finanças da zona euro.

"Entre agora e 17 de maio, quando o Governo português entender que estão reunidas as condições para tomar uma decisão, ela será tomada e comunicada", reforçou.

Esta manhã, à entrada para a reunião, o comissário europeu para os Assuntos Económicos, Olli Rehn, voltou a defender a posição da Comissão Europeia que diz preferir que Portugal peça um programa cautelar, dizendo que "mais vale prevenir, que remediar".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.