EUA ponderam libertar espião israelita para 'salvar' conversações de paz

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 01 abr (Lusa) - Os EUA estão a ponderar libertar Jonathan Pollard, a cumprir uma pena de prisão perpétua por espiar para Israel, a fim de salvar as conversações de paz entre israelitas e palestinianos, noticiou, esta segunda-feira, a imprensa norte-americana.

De acordo com fontes oficiais não identificadas citadas quer pelo The Washington Post e pelo The New York Times, dois dos mais reputados jornais do país, a decisão ainda não está, porém, tomada.

Na semana passada, a rádio pública israelita também focou essa possibilidade, citando fontes diplomáticas norte-americanas também não identificadas, vista como uma forma de convencer o Governo de Benjamin Netanyahu a libertar prisioneiros palestinianos.

O chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry, fez precisamente esta segunda-feira uma viagem inesperada de Paris a Israel, numa última tentativa para impulsionar um acordo de paz, cuja mediação tem liderado nos últimos meses.

Segundo as fontes citadas pela imprensa norte-americana, a eventual libertação de Jonathan Pollard aconteceria em troca da aceitação israelita do acordo-quadro que John Kerry tem impulsionado, com as grandes linhas de uma resolução definitiva sobre as questões mais sensíveis, e da libertação de prisioneiros palestinianos.

Jonathan Pollard foi preso e condenado a prisão perpétua em Washington em 1985, por passar milhares de documentos secretos com informações sobre as atividades de espionagem dos norte-americanos no mundo árabe, enquanto especialista na marinha norte-americana.

As conversações entre israelitas e palestinianos iniciaram-se no final de julho e deverão ser concluídas no próximo dia 29, de acordo com o prazo fixado pelas partes.

DM (NM) // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.