Lucro da Mota-Engil cresce 24% para 50,5MEuro em 2013

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 mar (Lusa) -- O lucro da Mota-Engil aumentou 24% para os 50,5 milhões de euros em 2013 em relação ao período homólogo, naquele que foi o melhor ano operacional de sempre, anunciou hoje a empresa presidida por António Mota.

No mesmo período, o volume de negócios cresceu 3,1%, ultrapassando os 2.314 milhões de euros, com a atividade internacional a representar 74% do total do grupo, que compara com um peso de 65% no período homólogo, segundo o comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

África e América Latina foram os mercados que em 2013 tiveram um crescimento mais acelerado, de 38% e 36% respetivamente.

Em 2013, o EBITDA da Mota-Engil aumentou 26%, mais 75,4 milhões de euros face ao ano anterior, um comportamento que se ficou a dever essencialmente ao mercado africano, segundo o documento.

A empresa fechou 2013 com uma carteira de encomendas de cerca de 3,9 mil milhões de euros, mais 15% do que no período homólogo, sendo 81% proveniente dos mercados externos: África assegurou um nível superior a 1.600 milhões de euros e a América Latina detém um valor superior a 1.300 milhões de euros.

No caso da América Latina, há um crescimento de 55%, quando comprado com o final de 2012, o que traduz o início das operações no Brasil e na Colômbia.

O investimento atingiu os 166 milhões de euros, dos quais 119 milhões em projetos nos mercados internacionais.

O valor da dívida no final do ano aumentou para 972 milhões de euros (dos 850 milhões em 2012), que, segundo a empresa, se "deveu a necessidades crescentes de investimento de expansão, principalmente nos mercados africanos e da América Latina que se encontram a crescer e a gerar valor para o grupo".

JNM //CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.