Covid-19: Ciclo de videoconferência quer 'reinventar' o turismo no Alto Tâmega

| Norte
Porto Canal com Lusa

Chaves, Vila Real, 22 abr 2020 (Lusa) -- A pandemia de covid-19 pode ser uma oportunidade para o turismo do Alto Tâmega se reinventar, disse hoje o responsável da Comunidade Intermunicipal daquela região, que será o primeiro orador de um ciclo de videoconferências sobre o tema.

"Cada vez que se faz um 'reset' a nível nacional e internacional quem conseguir identificar oportunidades e novos desejos por parte dos turistas vai ter condições de poder recuperar algum terreno perdido", explicou à agência Lusa o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega, Ramiro Gonçalves.

O responsável pelo organismo que junta seis municípios do Alto Tâmega, no distrito de Vila Real, irá inaugurar, na quinta-feira, às 15:00, o ciclo de quatro videoconferências temáticas sobre a área do turismo.

A iniciativa é organizada pela Câmara de Chaves com o nome 'Chaves On' e pretende dialogar com os empresários e cidadãos sobre a situação do setor do turismo.

Segundo Ramiro Gonçalves, a região do Alto Tâmega soma em média 260 mil dormidas por ano, que representa 2,4% da região norte, sendo este "um número que pode ser melhorado".

"O nosso território tem uma dimensão populacional baixa e cerca de 3 mil quilómetros quadrados, e pode assumir-se nos próximos meses como um destino privilegiado", defende.

O responsável pela CIM Alto Tâmega entende que os turistas vão "nos próximos tempos" procurar locais com mais espaço e menos constrangimentos.

Ramiro Gonçalves adiantou ainda que o objetivo passa por fazer aquela região ser reconhecida como um território da água e do bem-estar.

"É algo que já vem desde os tempos dos romanos e durante séculos tem sido procurada por isso", vincou.

Para o responsável pela CIM Alto Tâmega será necessário trabalhar em três dimensões, a capacitação, organização e divulgação.

Dos turistas que visitam a região, 75% são nacionais, e um dos objetivos é aumentar a procura por parte de estrangeiros, que por norma permanecem mais tempo, acrescentou.

"Necessitamos para isso de capacitar os agentes ligados ao turismo, quer com o conhecimento de várias línguas, quer indo de encontro às necessidades do turista estrangeiro", lembrou.

Sobre o domínio da organização, Ramiro Gonçalves explicou ainda que está constituído um plano estratégico para o turismo no Alto Tâmega, focado na água e bem-estar.

"Temos os produtos alinhados para os vários municípios do território e precisamos agora de organizar a oferta, sabendo a capacidade de carga de cada subproduto para poder vender depois o destino", atirou.

A dimensão da promoção passa por participar em feiras nacionais e internacionais de turismo, a conclusão do "projeto único" do posto de turismo do Alto Tâmega, em Chaves, e até por chamar à região 'media' especializados e 'influencers'.

O 'Chaves On' terá ainda, a 30 de abril, a intervenção do presidente da Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT), Vítor Pimentel, dedicado ao tema sobre as medidas de apoio nacionais e locais aos empresários, hotelaria e restauração.

Dia 07 de maio, participa o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, com o tema 'o turismo e a nova normalidade'. Fecha o ciclo, a 14 de maio, o presidente do IPDT -- Turismo e Cultura, Jorge Costa, com o tema: 'como projetar a imagem de destino seguro'.

"Cada tema contará com a participação de um convidado, a quem os participantes inscritos poderão colocar questões que entendam pertinentes. Os interessados podem inscrever-se, semanalmente nas videoconferências, que são gratuitas, mas com limite de inscrições", acrescenta ainda a nota do município de Chaves.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 172.500 mortos e infetou mais de 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios. 

Em Portugal, morreram 762 pessoas das 21.379 registadas como infetadas, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

 

DYMC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.