Covid-19: Município de Pedrógão Grande prepara 164 camas para isolamento

| País
Porto Canal com Lusa

Pedrógão Grande, Leiria, 21 abr (Lusa) -- O Município de Pedrógão Grande anunciou a preparação de 164 camas em cinco pontos daquele concelho do distrito de Leiria para apoiar a população em caso de necessidade de isolamento face à infeção pelo novo coronavírus.

No âmbito do Plano Operacional Municipal de Combate à covid-19, a Câmara disponibiliza 164 camas no parque de campismo (13 camas de isolamento e quarentena), pavilhão gimnodesportivo (100 de apoio de emergência), habitação na vila de Pedrógão Grande (2 de apoio ao doente), centro de dia de Graça (22 de apoio ao doente) e centro de dia de Vila Facaia (27 de apoio ao doente), sintetiza uma nota de imprensa.

A autarquia liderada por Valdemar Alves vai distribuir também 2.383 equipamentos de proteção individual pela proteção civil, Santa Casa, escolas e comércio e criou um centro de triagem, refere a mesma nota. 

"Estes espaços permitem responder a qualquer situação de maior dimensão e ter também uma resposta pronta para o lar e a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia", explicou Valdemar Alves, citado na nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O autarca acrescentou que "serão igualmente preparados espaços para acolhimento de grupos de reforço que sejam necessários, como bombeiros, GNR e pessoal médico ou de enfermagem".

Após o sucesso da primeira iniciativa, a Câmara voltou a distribuir equipamentos de proteção individual pelo concelho.

Além de reforçar a entrega às instituições, foram distribuídas unidades pelo agrupamento de escolas, Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal, assim como estabelecimentos comerciais abertos ao público. 

O Município sublinha a importância de "todos, sem exceção, manterem as medidas de distanciamento social e seguirem as recomendações das autoridades de saúde e de segurança".

Segundo dados divulgados hoje pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, até às 00:15 de hoje, estavam confirmados três casos de infeção pelo SARS-CoV-2 e outros três em vigilância.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 167 mil mortos e infetou mais de 2,4 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Portugal regista 735 mortos associados à covid-19 em 20.863 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 21 mortos (+2,9%) e mais 657 casos de infeção (+3,3%).Das pessoas infetadas, 1.208 estão hospitalizadas, das quais 215 em unidades de cuidados intensivos, e mantém-se as 610 dadas como curadas.

 

EYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.