Covid-19: Governo escocês quer prolongar transição pós-Brexit até fim de 2023

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 20 abr 2020 (Lusa) - O governo escocês pediu hoje ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que solicite uma prorrogação de dois anos do período de transição do 'Brexit', que termina no dia 31 de Dezembro, devido à desaceleração das negociações causada pela pandemia covid-19.

O ministro dos Assuntos Constitucionais, Europeus e Política Externa da Escócia, Michael Russell, considera "imprudente" que o governo britânico mantenha os planos de abandonar permanentemente o bloco até o final do ano dado que o país está a atravessar uma "crise sem precedentes"

"O Governo do Reino Unido está a avançar nas negociações sem envolver adequadamente o governo escocês ou levando em consideração as nossas opiniões. A economia escocesa não pode aguentar o golpe duplo da covid-19 e a crescente probabilidade de uma ausência de acordo, ou, na melhor das hipóteses, um acordo para um 'Brexit' rígido dentro de menos de nove meses", argumentou.

O Reino Unido e a União Europeia (UE) retomaram hoje por videoconferência as negociações sobre a futura relação após a saída do Reino Unido da UE a 31 de janeiro, à qual o governo escocês sempre opôs. 

O governo britânico mantém-se determinado em não prolongar o período de transição, tendo o negociador-chefe, David Frost, declarado na semana passada que rejeitaria uma extensão do prazo, mesmo se fosse Bruxelas a pedi-la. 

Uma extensão, argumentou, "iria simplesmente prolongar negociações, criar ainda mais incerteza, deixar-nos sujeitos a pagar mais à UE no futuro, e manter-nos limitados pelas leis em evolução numa altura em que precisamos de controlar os nossos assuntos".

O 'Brexit' foi rejeitado por 62% dos escoceses no referendo de 2016, contrariando a tendência nacional de 52% a favor da saída do Reino Unido da UE.  

Após as eleições legislativas, quando o Partido Nacionalista Escocês (SNP) elegeu 48 dos 59 deputados representantes da região, a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, reivindicou o direito a repetir um referendo sobre a independência, mas o pedido foi recusado por Boris Johnson. 

Estão previstas mais duas rondas de negociações sobre o pós-Brexit com a duração de uma semana entre Londres e Bruxelas em 11 de maio e uma final em 01 de junho. 

O prazo para pedir uma extensão do período de transição, que pode ser de um ou dois anos, é 31 de junho. 

BM // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.