Covid-19: Governo timorense aprova pedido ao PR de extensão do estado de emergência

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Díli, 20 abr 2020 (Lusa) -- O Governo timorense aprovou o pedido ao Presidente da República para extender por mais 30 dias o estado de emergência em vigor até 26 de abril, no âmbito das medidas de resposta à covid-19.

A decisão de extensão do estado de emergência até final de maio foi tomada numa reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que decorreu no auditório do Ministério das Finanças, em Díli.

"A necessidade de extensão do estado de emergência deve-se à evolução preocupante da situação epidemiológica e a proliferação de casos registados de contágio de COVID-19 em território nacional e à escala global, que exigem a manutenção da aplicação de medidas extraordinárias e de caráter urgente para travar a pandemia", informou um comunicado do Governo.

À semelhança do que ocorreu quando o atual estado de emergência foi decretado, o Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, terá agora que decidir se apoia ou não a medida.

Isso exige ouvir o Conselho de Estado e o Conselho Superior de Defesa e Segurança (CSDS) e obter novamente a autorização do Parlamento Nacional.

Posteriormente, e caso a extensão seja autorizada, o Presidente da República assina o decreto de extensão, cabendo ao Governo deliberar se mantém as medidas atualmente em vigor ou se as altera.

 

ASP // PJA 

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.