U.Porto desafia a cantar e gravar 'Grândola Vila Morena' para "celebrar abril"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 17 abr 2020 (Lusa) -- O Coral de Letras e a Casa Comum da Universidade do Porto lançaram um desafio que, com vista a "celebrar abril", pretende "juntar o maior número de pessoas" a cantar a música 'Grândola Vila Morena' de Zeca Afonso.

"É uma oportunidade de celebrarmos abril e lembrarmos o importante papel que as universidades tiveram na preparação do 25 de abril e, vale a pena, nestes momentos, atualizarmos essas memórias", afirmou hoje, em declarações à Lusa, Fátima Vieira, vice-reitora da cultura da Universidade do Porto.

Nesse sentido, a iniciativa visa, até às 20:00, do dia 20 de abril reunir o maior número de vídeos de pessoas a cantar 'Grândola Vila Morena', de Zeca Afonso, uma das senhas de sinalização da Revolução dos Cravos.

"Desde 1974 que o Coral de Letras vai à Praça da Liberdade cantar, na noite de 24 para 25 de abril, a Grândola. É a primeira vez desde então em que não o vai poder fazer", contou a responsável, adiantando que por essa razão, decidiram por "o país todo a cantar".

"As pessoas só precisam de enviar um pequeno vídeo, gravado com o telemóvel, de preferência na horizontal e, se possível com boa definição, onde estejam a cantar uma das quatro vozes (soprano, contralto, tenor e baixo) do arranjo de Fernando Graça Lopes da canção do Zeca Afonso, ou então, a melodia mais simples", explicou.

À Lusa, a vice-reitora da cultura adiantou já ter recebido 50 vídeos, alguns até do estrangeiro, mas espera receber mais para que, posteriormente, os mesmos sejam inseridos "num vídeo maior a ser publicado no dia 25 de abril".

"A Praça da Liberdade é grande, mas agora, temos um espaço maior que é a Internet, que nos permite ir além do território nacional. Já recebemos 50 vídeos e estamos a receber alguns do estrangeiros", contou.

Paralelamente, a esta iniciativa, a Casa Comum da Universidade do Porto, que se associou à Associação 25 de Abril, desafia também todos os portugueses a cantarem, às 15:00 do dia 25, a música 'Grândola, Vila Morena' à janela ou varanda.

"É importante que, neste momento, o isolamento social seja compensado por estas redes de apoio e gestos de solidariedade. Esta ativação da memória do passado pode constituir-se como uma visão positiva para o futuro pós-covid", concluiu.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 145 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 465 mil doentes foram considerados curados.

Portugal regista 657 mortos associados à covid-19 em 19.022 casos confirmados de infeção, segundo o boletim de hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

 

SPYC//LIL

Lusa/Fim.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).