Covid-19: Costa admite levantar restrições a direitos coletivos dos trabalhadores

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 abr 2020 (Lusa) - O primeiro-ministro considerou que hoje ainda é cedo para que o país comece a levantar as medidas de limitação à circulação por causa da covid-19, mas admitiu eliminar restrições aos direitos coletivos dos trabalhadores.

Esta perspetiva foi transmitida por António Costa em entrevista à Rádio Observador, que foi conduzida pelos jornalistas Pedro Benavides e Rita Tavares e que teve a duração de cerca de 50 minutos.

Questionado se há a possibilidade de começarem a ser levantadas algumas das medidas de restrição à circulação dos cidadãos a partir de sexta-feira, confirmando-se o cenário de o país renovar pela segunda vez o estado de emergência, o primeiro-ministro respondeu: "Hoje é cedo".

"Mesmo quando começarmos a retirar as medidas, o que acontecerá sempre, inevitavelmente, é que o nível de contágio vai de novo aumentar", advertiu, adiantando que esse processo "deverá ser sempre gradual e progressivo" para garantir que a subida de novos casos de covid-19 "nunca ultrapassa o limite daquilo que é controlável e aceite".

Em relação ao processo de previsível renovação do estado de emergência, o primeiro-ministro antevê que "algumas restrições institucionais em matéria de direitos coletivos dos trabalhadores serão provavelmente eliminadas".

"Relativamente àquilo que são as limitações à circulação e ao conjunto de atividades não antevejo para já qualquer alteração", disse.

Já na parte final da entrevista, o primeiro-ministro defendeu que "agora não é o momento para se dar o sinal errado começando a aliviar as medidas".

"Ainda não é o momento. Bem sei que hoje custa mais", referiu, numa alusão aos efeitos da fadiga psicológica.

PMF // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.