Câmara de Viseu reforça protocolo com Cantinho dos Animais Abandonados

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 27 mar (Lusa) -- A Câmara de Viseu decidiu hoje reforçar o apoio ao Cantinho dos Animais Abandonados, que acolhe centenas de cães e de gatos, no âmbito de um protocolo no valor de 33 mil euros.

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), elogiou o trabalho que a associação tem vindo a desenvolver, evitando que os animais abandonados sejam abatidos.

No tempo do seu antecessor, Fernando Ruas, a autarquia já dava um apoio financeiro ao funcionamento do Cantinho, que no ano passado foi de 28.500 euros.

Almeida Henriques admitiu aos jornalistas que os serviços da Câmara foram da opinião de que deveria ser construído um canil municipal.

"Não é essa a minha avaliação", frisou, considerando preferível apoiar "uma instituição da sociedade civil que cumpre bem o seu papel, e que até cumpre melhor" do que um canil municipal, porque evita o abate dos animais.

Neste âmbito, a opção foi reforçar o protocolo, que inclui não só a recolha dos animais abandonados, que muitas vezes necessitam de tratamentos, mas também "de cadáveres que são encontrados na via pública e são incinerados no Cantinho".

"Estamos a falar de um conjunto de serviços da competência da autarquia", frisou o autarca, acrescentando que o protocolo permite "um serviço com qualidade, não estando a exigir ao Cantinho dos Animais algo a que eles não poderiam responder" caso não tivesse havido reforço da verba.

Almeida Henriques reiterou a sua aposta na "governação em rede" com instituições do concelho que prestam bem os serviços.

Por outro lado, o autarca disse que a criação de um canil municipal sairia "muito mais caro", porque além do investimento na estrutura, teria custos com pessoal, entre outros.

"Neste caso, otimizamos um serviço e acarinhamos um projeto que acho que toda a gente gosta, porque é um projeto humanitário, de apreço pelos nossos animais", acrescentou, contando que tem um cão, chamado Presunto, que adotou no Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).