Politécnico de Castelo Branco não reconhece Federação Académica

| País
Porto Canal / Agências

Castelo Branco, 27 mar (Lusa) - O presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Carlos Maia, disse hoje não reconhecer a recém-eleita direção da Federação Académica (FACAB) do IPCB, devido a irregularidades no processo eleitoral.

"Os corpos sociais não conseguiram eleger o conselho fiscal da FACAB, só a direção. Assim que todos os órgãos estiverem regularmente constituídos serão reconhecidos. Até lá, não os posso reconhecer porque a lei não o permite", disse à agência Lusa Carlos Maia.

O presidente do IPCB já tinha feito um comunicado sobre a sua tomada de posição face aos dois atos eleitorais para os órgãos sociais da FACAB que decorreu no mês de fevereiro, no qual diz que estes "não respeitaram os procedimentos legais e regulamentares em vigor".

No documento, Carlos Maia refere que os interlocutores da FACAB "foram informados das irregularidades associadas aos respetivos atos eleitorais" e acrescenta que "enquanto não se verificar a eleição dos órgãos sociais de acordo com as normas legais em vigor, a FACAB não será reconhecida como a estrutura representativa dos estudantes".

A direção da FACAB chegou a tomar posse, no final do mês de fevereiro, numa cerimónia interna.

O presidente do IPCB faz ainda questão de sublinhar que está "totalmente disponível para ajudar a reforçar o associativismo no IPCB, porque a própria instituição sai fortalecida se tiver um associativismo forte".

"Neste momento, o associativismo tem vindo a definhar. Gostaria que isso não acontecesse", concluiu Carlos Maia.

À Lusa, o presidente da associação de estudantes da Escola Superior de Tecnologia (EST) de Castelo Branco explicou que no processo eleitoral de fevereiro "ninguém se candidatou ao conselho fiscal da FACAB".

João Nunes referiu ainda que os novos estatutos vão ser publicados em Diário da República e posteriormente será aberto um novo ato eleitoral, quer para a direção, quer para o conselho fiscal da FACAB.

CAYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).