Governo sem desculpas para não executar ligação ferroviária - Câmara de Viseu

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 27 mar (Lusa) -- O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), considerou hoje que o Governo deixou de ter desculpas para não executar a ligação ferroviária entre Aveiro e a Linha da Beira Alta e depois a requalificação desta linha.

Durante a reunião da Câmara de hoje, Almeida Henriques referiu que "o corredor ferroviário da A25 e a ligação de Viseu à Linha da Beira Alta continuam a ser um desígnio político do município" e dele próprio.

O autarca contou que, na quarta-feira, em representação dos municípios, participou numa reunião do Grupo de Trabalho Centro-Norte (GT CN), liderado por associações empresariais, que teve como objetivo fechar a proposta a apresentar ao Governo com as opções para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado (IEVA), onde é destacada a aposta nos corredores ferroviários internacionais Aveiro-Salamanca e Sines--Caia.

"A proposta defende uma solução inovadora e racional para o país", frisou Almeida Henriques, explicando que "em vez de duas linhas em cada corredor, é preconizada uma solução de uma linha única com sistemas de 'bypass' para o cruzamento do tráfego".

Segundo o antigo secretário de Estado da Economia, a proposta "é inovadora porque é integradora dos dois principais corredores (Aveiro -- Viseu -- Salamanca e Sines -- Caia) e é inovadora e racional porque acomoda a sua execução aos montantes financeiros disponíveis".

"Com esta solução, não existem mais desculpas para que os investimentos estruturantes e modernizadores da conetividade e da competitividade nacional não sejam uma realidade", frisou.

Almeida Henriques destacou a "postura proativa" de tentar provar ao Governo e aos grupos parlamentares que "há condições para que estes dois corredores sejam feitos dentro do orçamento disponível para o próximo quadro comunitário de apoio".

O vereador do PS João Paulo Rebelo referiu que este é um tema "que une todos os partidos do concelho".

"Esperemos efetivamente que se faça este investimento tão estruturante para a nossa região", acrescentou.

O GT CN é composto pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial do Minho (AIMinho) e Conselho Empresarial do Centro (CEC).

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.