Covid-19: Embaixada portuguesa em São Tomé limita atendimento ao público

| Mundo
Porto Canal com Lusa

São Tomé, 20 mar 2020 (Lusa) - A embaixada portuguesa em São Tomé reduziu o atendimento ao público, devido à pandemia de covid-19, até 09 de abril, apelando aos cidadãos que precisam de recorrer aos serviços consulares que utilizem os canais de emergência.

Num anúncio colocado na porta principal da embaixada, na capital são-tomense, lê-se que "até ao dia 09 de abril, por imposição das medidas de precaução recomendadas pelas autoridades em Portugal, relacionadas com as precauções de propagação do vírus covid-19, o atendimento aos utentes estará limitado unicamente aos agendamentos do dia e aos casos de urgência médica comprovada".

Num outro aviso, esta missão diplomática "lamenta informar que o acesso à secção consular encontra-se condicionado, de forma a evitar a concentração física do público nas suas instalações, aconselhando a comunidade portuguesa residente ou de passagem, bem como a população em geral que necessite de recorrer aos serviços consulares para apenas utilizarem os canais de emergência".

"Os serviços consulares da embaixada portuguesa continuarão a assegurar resposta tão célere quanto possível de todas as questões colocadas, não se afigurando, contudo, exequível fazê-lo através dos canais de comunicação que não sejam os acima indicados", lê-se ainda no aviso.

A embaixada considera que o país vive "tempo de particular dificuldade e de provação" e reitera a sua "solidariedade e total disponibilidade para "auxiliar dentro das suas possibilidades todos os cidadãos que a procurem".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 265 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 11.100 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 90.500 recuperaram da doença.

São Tomé e Príncipe ainda não regista qualquer caso de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença covid-19.

MYB // JH

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Papa pede melhores condições nas prisões para o crescimento humano e espiritual

O Papa Francisco considerou este domingo “fundamental” que o sistema prisional ofereça aos presos “espaços de crescimento”, durante a sua visita às reclusas da prisão feminina de Veneza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.