Covid-19: Maioria dos 'contact centers' em teletrabalho

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 mar 2020 (Lusa) -- A grande maioria dos 'contact centers' (centros de contacto) está a recorrer ao teletrabalho para proteger os seus trabalhadores da pandemia Covid-19, conforme indicou hoje a Associação Portuguesa de 'Contact Centers' (APCC).

"Os 'contact centers' que integram a APCC já acionaram planos de contingência para fazer face ao surto do novo coronavírus (Covid-19) e a grande maioria já está mesmo a recorrer ao teletrabalho", como a BlissNatura, a Cetelem, os CTT, a GS1, a RHmais e a SIBS Processos, indicou, em comunicado, a associação.

Com esta medida pretende-se proteger os operadores e garantir a manutenção do serviço prestado aos clientes, justificou a APCC.

De acordo com os dados da associação, a BlissNatura tem, desde o início desta semana, 99% dos seus colaboradores em regime de teletrabalho, enquanto na Cetelem alguns colaboradores operacionais foram colocados em trabalho remoto e os grupos em risco foram para casa com vencimento assegurado, na totalidade, pela empresa.

No 'contact center' dos CTT, 50% da equipa está em teletrabalho e foram criados guias de atendimento para canalizar os clientes para o 'self-service' ou para o 'e-mail' de dois centros de atendimento.

Por sua vez, na GS1 o trabalho também já decorre a partir de casa e foi adotada uma plataforma para reuniões e alertas pontuais enquanto na RHmais foi seguido um plano de contingência que prevê que cerca de 90% dos 2.200 colaboradores estejam em teletrabalho.

Já no centro de contacto da SIBS Processos, cerca de 85% dos colaboradores estarão em regime de teletrabalho até ao final da semana.

"No que diz respeito às empresas tecnológicas como a Altitude e a GoContact, por exemplo, já têm, neste momento, todos os colaboradores a trabalhar a partir de casa", acrescentou a associação. 

A APCC conta, atualmente, com 92 associados.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 200 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.200 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 82.500 recuperaram da doença.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 642, mais 194 do que na terça-feira. O número de mortos no país subiu para dois.

Dos casos confirmados, 553 estão a recuperar em casa e 89 estão internados, 20 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

O boletim divulgado pela DGS assinala 5.067 casos suspeitos até hoje, dos quais 351 aguardavam resultado laboratorial.

Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.

  

PE // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.