Covid-19: Hospital São João no Porto avisa utentes com resultados negativos por SMS

Covid-19: Hospital São João no Porto avisa utentes com resultados negativos por SMS
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, informa, a partir de hoje, os utentes com resultados negativos do teste Covid-19 por mensagem de telemóvel, adiantou.

"Esta solução inovadora liberta os recursos humanos para outras tarefas, evita erros e torna mais célere a comunicação, reduzindo a ansiedade e tranquilizando os cidadãos", referiu o presidente do conselho de administração do CHUSJ, Fernando Araújo, citado em comunicado.

Em caso de resultados negativos, o utente recebe a mensagem: "Informamos que o resultado da análise Covid-19 realizada na urgência do CHUSJ foi NEGATIVO".

Esta mensagem é enviada de forma automática ao utente, depois de o laboratório validar o resultado do exame.

"Sublinha-se que, se o resultado do teste for negativo e já se encontrar em quarentena, deve permanecer até cumprir a totalidade do período predeterminado e, se está sintomático, deve manter-se em isolamento social no domicílio até que se sinta completamente recuperado (sem sintomas respiratórios e sem febre)", aconselhou a unidade de saúde.

Na nota, o hospital explicou que quando o utente tem alta clínica do serviço de urgência é-lhe entregue informação com recomendações sobre os cuidados a ter no domicílio, no que concerne ao utente e aos conviventes.

Caso o resultado do teste seja positivo, o médico liga para o utente e avalia a abordagem clínica mais adequada à situação, salientou.

A unidade hospitalar frisou que os doentes que se mantêm no domicílio, possuindo critérios clínicos e sociais adequados, são contactados periodicamente pela equipa clínica do CHUSJ, de modo a avaliar a evolução e agendadas novas colheitas, quando for adequado, para a confirmação da sua recuperação.

Portugal registou a primeira morte de uma pessoa infetada com o novo coronavírus, anunciou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.

Trata-se de um homem de 80 anos, que tinha "várias patologias associadas" e estava internado há vários dias, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse a ministra, que transmitiu as condolências à família e amigos.

Em Portugal, 331 pessoas foram infetadas até hoje com o vírus da pandemia Covid-19, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.