Covid-19: Dois primeiros casos confirmados em Espinho

Covid-19: Dois primeiros casos confirmados em Espinho
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara Municipal de Espinho revelou hoje a confirmação dos dois primeiros casos de Covid-19 nesse concelho do distrito de Aveiro, apontando-os como "circunscritos".

Segundo revelou à Lusa o presidente da autarquia, Joaquim Pinto Moreira, em causa estão "dois adultos cujas ligações de risco a outros cidadãos estão totalmente identificadas", pelo que o seu contexto clínico de eventual contágio a terceiros está "verdadeiramente circunscrito".

O autarca realça ainda que "nenhuma das situações está relacionada com serviços municiais ou serviços públicos".

A Câmara de Espinho, que integra a Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, já quarta-feira decretara o encerramento até 03 de abril de alguns espaços geridos pela autarquia e a suspensão de atividades por ela tuteladas.

A medida abrangeu o encerramento de piscinas, pavilhões desportivos, museus, galerias, bibliotecas, casas de espetáculos e auditórios, assim como a suspensão de visitas de estudo e turísticas, atividades de lazer, eventos culturais e ações complementares à ação educativa.

Na quinta-feira, a autarquia suspendeu ainda, pelo mesmo período, a realização do mercado semanal de Espinho, que todas as segundas-feiras ocupa vários quarteirões no centro da cidade e atrai ao local milhares de visitantes do concelho e de outros territórios.

Pinto Moreira realça ainda que já vários serviços administrativos da Câmara estão a funcionar em regime de teletrabalho. "Tudo o que pode ser feito a partir de casa já o está a ser, mas continuaremos a avaliar a situação hora a hora, minuto a minuto, para implementar novas medidas de contingência logo que elas se revelem necessárias", conclui.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.500 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassa as 143.000 pessoas em mais de 135 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.

A região Norte continua a ter o maior número de casos confirmados (53), seguida da Grande Lisboa, cujo registo duplicou para 46, enquanto as regiões Centro e do Algarve têm cada uma seis casos confirmados. Além destas há um caso assinalado pela DGS no estrangeiro.

O Governo anunciou que as escolas de todos os graus de ensino vão suspender as atividades letivas presenciais a partir de segunda-feira, e declarou o estado de alerta em todo o país, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.

Outras das medidas aprovadas foram a restrição do funcionamento de discotecas e similares, a suspensão de visitas a lares de idosos em todo o território nacional e o estabelecimento de limitações de frequência nos centros comerciais e supermercados.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.