Covid-19: Matosinhos encerra equipamentos e suspende atividades e eventos públicos

Covid-19: Matosinhos encerra equipamentos e suspende atividades e eventos públicos
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara Municipal de Matosinhos vai encerrar a partir de quinta-feira os equipamentos municipais e cancelar os eventos e atividades públicas, devido ao surto de Covid-19, indicou esta quarta-feira aquela autarquia do distrito do Porto.

Esta decisão surge para fazer face à “dinâmica epidemiológica do Covid-19 que o país tem vindo a assistir e à iminência da determinação para a fase de mitigação”, sublinhou em comunicado, acrescentando que a adoção de medidas preventivas é a atitude mais adequada no processo de combate a este surto.

Neste sentido, serão encerrados por tempo indeterminado os equipamentos municipais de utilização pública, nomeadamente bibliotecas, Teatro Municipal - Constantino Nery, casas da juventude, centros cívicos, galerias museus e quintas, postos de turismo, equipamentos desportivos municipais, centros de atendimento descentralizado da MatosinhosHabit e e Matosinhos Sport (MS), espaços internet, loja de emprego, centro de monitorização e interpretação ambiental e centro de informação ao consumidor.

Além disso, a autarquia, liderada pela socialista Luísa Salgueiro, suspendeu as atividades públicas por tempo indeterminado, nomeadamente as feiras da sua responsabilidade (Feira dos Golfinhos e Feira dos Produtos Biológicos) e todos os eventos e atividades programadas.

Outra das medidas passa por restringir os serviços de atendimento ao público a casos urgentes, aconselhando as pessoas a usarem os meios telefónicos ou eletrónicos para evitar o contacto direto.

As pessoas só se devem dirigir presencialmente aos serviços em casos imprescindíveis, referiu.

Entre estes serviços está a Loja do Munícipe, Indaqua, Polícia Municipal, Proteção Civil, Ação Social, Educação, balcões de atendimento MatosinhosHabit e Matosinhos Sport e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou hoje a doença Covid-19 como pandemia.

A DGS indicou hoje que o número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus que causa a doença Covid-19 subiu para 59, mais 18 do que os contabilizados na terça-feira.

A região Norte continua a registar o maior número de casos confirmados (36), seguida da Grande Lisboa (17) e das regiões Centro e do Algarve (três cada).

A Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.300 mortos em 28 países e territórios.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.