Tarifa de tratamento de lixo baixa três euros para 14 municípios da Beira Interior

| Economia
Porto Canal / Agências

Fundão, 24 mar (Lusa) - A tarifa que 14 municípios da Beira Interior pagam pelo tratamento do lixo vai baixar este ano três euros por cada tonelada de resíduos, anunciou hoje a empresa Resiestrela.

O valor cobrado aos municípios passará de 43,96 euros por tonelada, cobrados em 2013, para 40,94 euros, o que representa uma diminuição de 3,02 euros, cerca de 07% em termos percentuais, refere em comunicado a empresa responsável pela gestão do sistema multimunicipal.

A nova tarifa, que tem efeitos retroativos a janeiro, já foi aprovado pelo ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.

De acordo com a empresa, desde 2009 - ano em que a concessão foi transferida da empresa Águas de Zêzere e Côa para a Resiestrela - a redução do valor da tarifa fixa-se num valor global de 9,78 euros, já que passou de 50,72 euros para os atuais 40,94 euros.

A empresa explica ainda que a redução decorre de um conjunto de investimentos que têm vindo a ser efetuados ao longo do ano e que potenciaram "o aumento da eficiência de operação da empresa e o incremento de benefícios ambientais".

Entre esses investimentos contam-se a remodelação da unidade de tratamento mecânico de resíduos sólidos e a criação do sistema de aproveitamento energético do biogás produzido no aterro sanitário do Fundão.

"O término de litígios que existiam com algumas entidades há longos anos" é, segundo a empresa, outro dos motivos que contribuiu para a redução da tarifa, já que permitiu a "racionalização de custos operacionais e financeiros".

A Resiestrela é responsável pela concessão do sistema multimunicipal de triagem, recolha seletiva, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos provenientes de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso, num total de cerca de 200 mil habitantes.

CYC // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.