Covid-19: Instituto de Engenharia de Coimbra suspende atividades letivas presenciais

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 10 mar 2020 (Lusa) -- O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) suspendeu hoje as atividades letivas presenciais e iniciativas como conferências e seminários nas suas instalações, devido à epidemia do coronavírus.

Em comunicado, o ISEC informa que se trata de uma medida "de prevenção e diminuição de risco de propagação do Covid-19 junto da comunidade escolar.

"Neste momento, é uma responsabilidade social a decisão de tomar medidas concretas para diminuir o risco de disseminação do coronavírus (...) entre a comunidade do ISEC e consequentemente a comunidade em geral", acrescenta.

O ISEC apela à comunidade escolar para tomar "as medidas que têm sido divulgadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS), de modo a conter a propagação" da doença.

Num despacho hoje dirigido à comunidade escolar, a presidência do ISEC, uma das várias escolas superiores que integram o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), esclarece que a suspensão das atividades letivas presenciais estará em vigor durante pelo menos 15 dias.

"Estão em preparação medidas alternativas de ensino", segundo o documento.

O ISEC junta-se a outro estabelecimento do IPC -- o Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAC) - Coimbra Business School -- que, entre outras medidas e pelas mesmas razões, decidiu hoje suspender "todas as atividades letivas presenciais" por um período não inferior a duas semanas.

Numa nota enviada à Lusa, o ISCAC realça que "tem alunos de todas as regiões do país, nomeadamente daquelas onde se têm registado até agora os maiores focos da epidemia em Portugal".

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro de 2019, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos.

Cerca de 114 mil pessoas foram infetadas, em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com 463 mortos e mais de 9.100 contaminados pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

A quarentena imposta pelo governo italiano ao norte do país foi alargada a toda a Itália.

O Governo português decidiu suspender todos os voos com destino ou origem nas zonas mais afetadas em Itália, recomendando também a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas.

A China registou na segunda-feira mais uma queda no número de novos casos de infeção, 19, face a 40 no dia anterior, somando agora um total de 80.754 infetados e 3.136 mortos, na China Continental.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 375 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, até agora a mais afetada.

Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas.

Os residentes nos concelhos de Felgueiras e Lousada, no distrito do Porto, foram aconselhados a evitar deslocações desnecessárias.

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).