Presidente da Fundação Bial acredita que parapsicologia vai ser ramo da ciência

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 24 mar (Lusa) -- O presidente da Fundação Bial, Luís Portela, afirmou hoje à Lusa que a comunidade científica deixou de ser "tão" preconceituosa face à parapsicologia que, acredita, ainda vai ser reconhecida como ramo da ciência.

"Sou um homem com as minhas convicções desde muito jovem e, portanto, sou um espiritualista. Admito a existência da espiritualidade e admito que eu não sou propriamente o corpo, mas sou a partícula de energia que anima este corpo", revelou.

Na opinião de Luís Portela, a ciência deve "arregaçar as mangas" e investir "forte" no esclarecimento espiritual da humanidade, investir na investigação, levantar o véu da ignorância e procurar a verdade "pura e simples".

Esse sempre foi, é e continuará a ser o caminho que a ciência terá de fazer, considerou.

"Continuo convencido de que muitos dos fenómenos que são atribuídos como fantásticos são meras fantasias, mas também de que nós temos disponível uma forma de energia característica e fantástica para aquilo que até agora conhecemos e que, se colocada ao nosso serviço, se bem atualizada pela humanidade, pode permitir uma forma melhor de viver, uma forma de enquadramento harmonioso a nível universal de respeito pelo próprio, pelo outro e pelo universo", frisou.

Educado como cientista, Luís Portela acredita que, hoje em dia, o preconceito para com a parapsicologia está a desaparecer.

"O preconceito será ainda menor quando um número maior de investigadores na área da parapsicologia fizer um bom trabalho, seja respeitado e publicável nos mais diversos sítios", frisou.

Luís Portela observou que, cada vez mais, os investigadores na área da parapsicologia chegam a revistas de topo, onde é difícil publicar, e onde só divulga quem faz investigação a sério.

É um caminho que não se faz de um momento para o outro, vai demorar algumas décadas a ter expressão no seio da humanidade e da ciência, disse.

O presidente da fundação lembrou que na parapsicologia já não há só psicólogos, mas médicos, físicos e matemáticos.

Na sua opinião, nas últimas décadas, há uma interligação cada vez maior entre a parapsicologia e neurociência.

Entre 26 a 29 de março, a Fundação Bial realiza o 10.º Simpósio "Aquém e Além do Cérebro", no Porto, e vai discutir a criação de interfaces entre a atividade mental e computadores ou meios mecânicos, tais como robots.

Lançando a discussão em torno das "Interações Mente-Matéria" e da nova área de investigação das interfaces cérebro-máquinas, o simpósio tem implicações que vão muito para além da esfera científica, e que contemplam questões de ordem ética, clínica e social.

O encontro será inaugurado com uma conferência intitulada "From Mind to Action" (da Mente à Ação), proferida pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis.

Miguel Nicolelis esteve em destaque quando apostou com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que seria possível um paraplégico dar o pontapé de saída do Campeonato Mundial de Futebol de 2014.

SYF/MSP/AYS (PM) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).