Cardeal australiano reconhece que deveria ter estado mais atento aos casos de pedofilia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Australia, 24 mar (Lusa) -- O cardeal australiano George Pell, nomeado 'ministro' da economia do Vaticano, admitiu hoje que devia ter vigiado mais os casos de pedofilia envolvendo membros da sua igreja como o do padre Aidan Dugan, revelou a imprensa local.

"Dei conta que devia ter exercido uma supervisão mais regular e rigorosa através dos meus chanceleres", disse George Pell numa declaração escrita perante a comissão governamental que investiga as respostas das instituições religiosas, sociais e estatais às denuncias de abusos sexuais de menores.

Nas últimas semanas vários representantes das Igreja Católica foram chamados a testemunhar no caso de John Ellis, que foi violado pelo sacerdote Aidan Duggan na década de 1970, acrescenta a cadeia ABC.

John Ellis manifestou-se envergonhado porque acreditava serem aqueles atos errados, e recordou que o padre lhe ofereceu um livro sobre relações homossexuais o que o fez acreditar ser homossexual ou bissexual.

A criação da comissão foi anunciada em novembro de 2012 depois da polícia de Nova Gales do Sul acusar a Igreja Católica de ocultar casos de pedofilia envolvendo os seus membros e e de ter silenciado as investigações e destruído provas cruciais para evitar processos judiciais.

Com seis membros, a comissão começou a ouvir pessoas ainda em 2013 e deverá emitir um relatório em junho, antes de concluir o seu trabalho no final do ano.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.