EUA suspendem emissão de vistos na embaixada na Venezuela

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 24 mar (Lusa) - A embaixada dos Estados Unidos em Caracas anunciou hoje que vai suspender a emissão de vistos a venezuelanos que pretendam viajar pela primeira vez para território norte-americano.

Num comunicado, a embaixada dos EUA em Caracas explica não ter os funcionários suficientes devido à expulsão de trabalhadores consulares norte-americanos do território venezuelano e de atrasos na emissão de vistos para novos funcionários.

"Lamentamos que, como resultado da expulsão de vários funcionários consulares e atrasos do Governo venezuelano na emissão de vistos para funcionários que entram, a embaixada dos EUA em Caracas não conta neste momento com suficiente pessoal consular para continuar a programar as marcações de quem pede visto pela primeira vez", refere a nota.

O comunicado, publicado na página da embaixada na internet, refere também que logo que seja possível recuperar o número de funcionários consulares, a embaixada regressará ao seu funcionamento normal.

A 17 de fevereiro último o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou três funcionários da embaixada dos EUA em Caracas de conspirarem para encetar um golpe de Estado

"Que vão conspirar para Washington, que deixem quieta a Venezuela", disse.

Em novembro de 2013 Nicolás Maduro expulsou outros três funcionários norte-americanos sob a acusação de estarem aliados à oposição em alegados planos para criar instabilidade no país, acusações que foram negadas por Washington.

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.