Covid-19: Número de mortos no Irão sobe para 124 em 4.747 casos confirmados

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Teerão, 06 mar 2020 (Lusa) - A epidemia causada pelo novo coronavírus provocou a morte de 124 pessoas dos 4.747 casos confirmados no Irão, anunciou hoje o Ministério da Saúde iraniano num novo balanço.

O número de novas infeções (1.234) nas últimas 24 horas duplicou em relação ao dia anterior, um dado que o Ministério da Saúde atribui à existência de mais laboratórios capazes de diagnosticar a doença.

Dos novos casos confirmados, 17 morreram, enquanto um total de 913 pessoas já recuperaram do Covid-19 no país, onde a maioria das infeções está registada na cidade de Teerão, com 1.413, seguida por Qom, com 523.

Para evitar a propagação do vírus no país, o ministro da Saúde, Saeed Namaki, indicou na quinta-feira que as autoridades vão colocar postos de controlo para limitar as viagens entre as principais cidades e as escolas e as universidades vão permanecer fechadas até 20 de março.

O ministro incentivou ainda a população a reduzir o uso de dinheiro, uma vez que contribui para a disseminação do vírus.

Devido à epidemia do novo coronavírus, o Irão também cancelou as orações de sexta-feira em todas as capitais provinciais.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou 3.385 mortos e infetou mais de 98 mil pessoas em 87 países e territórios, incluindo nove em Portugal.

Das pessoas infetadas, mais de 55 mil recuperaram.

Além de 3.042 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas, San Marino, Iraque, Suíça, Espanha, Reino Unido e Países Baixos.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou nove casos de infeção.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

SYSC // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.