Covid-19: Banco de Moçambique prevê subida de preços no país

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 05 mar 2020 (Lusa) - O Banco de Moçambique (BM) prevê o agravamento de inflação no país, devido a um eventual efeito prolongado do novo coronavírus, tendo em conta que a China é um importante parceiro comercial de Moçambique.

Jamal Luís Omar, administrador do BM, citado hoje pelo diário Notícias, afirmou que os produtos que Moçambique importa da China poderão ficar mais caros, devido às restrições impostas na sequência surto de Covid-19.

Omar assinalou que "12% das importações de Moçambique têm a China como país de origem e os produtos importados a partir deste país têm um peso considerável no preço ao consumidor".

Uma eventual quebra da oferta desses bens implicaria alternação na estabilidade dos preços, acrescentou.

O administrador do BM apontou o material de construção, vestuário e quinquilharias como bens mais expostos a um agravamento de preços em Moçambique, devido ao impacto do Covid-19.

Por outro lado, prosseguiu, as exportações de Moçambique para a China também poderão ser afetadas, devido à redução do comércio do gigante asiático com o exterior.

"As nossas exportações podem reduzir-se porque a China é um grande ator na nossa economia e é uma potência mundial que consome a maior parte dos produtos do mercado internacional", frisou Jamal Luís Omar.

O surto de Covid-19, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3.200 mortos e infetou mais de 93 mil pessoas em 78 países, incluindo seis em Portugal.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

PMA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.