Covid-19: Banco central do Canadá corta taxa de juro pela 1.ª vez desde 2015

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Otava, 04 mar 2020 (Lusa) - O Banco do Canadá anunciou hoje uma descida de 50 pontos base na sua taxa de juro diretora, justificando a medida com o "substancial choque negativo" do novo coronavírus nas perspetivas económicas canadianas e mundiais.

Desde 2015, esta é a primeira descida da taxa de juro do banco central canadiano, que passa de 1,75% para 1,25%.

Na terça-feira, o banco central norte-americano anunciou uma descida surpresa também de 50 pontos base na taxa dos fundos federais, para impulsionar a economia, numa altura em que aumentam em todo o mundo os casos de infetados com coronavírus.

Apesar da economia do Canadá evoluir favoravelmente e de a inflação estar próximo da meta fixada, "o vírus Covid-19 constitui um substancial choque negativo para as perspetivas canadianas e mundiais e as autoridades monetárias e orçamentais reagem", indicou o banco central em comunicado.

O Banco do Canadá tem deixado a sua principal taxa de juro inalterada desde outubro de 2018, tendo o país uma inflação estável de cerca de 2% e estando perto de uma situação de pleno emprego.

O último corte da taxa diretora ocorreu em julho de 2015 (25 pontos base) e a última descida de 50 pontos base remonta a 2009.

EO // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.