Covid-19: Receitas dos bancos nos mercados financeiros serão atingidas

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 04 mar 2020 (Lusa) - As receitas dos bancos nos mercados financeiros internacionais ('trading') vão ser atingidas devido ao surto do novo coronavírus, de acordo com a agência de notação financeira ('rating') norte-americana Fitch.

"A incerteza acerca da intensidade, abrangência geográfica e duração do surto do novo coronavírus está a impactar negativamente a atividade privada dos mercados e a aumentar significativamente a volatilidade, tornando provável que as receitas nos mercados de capitais dos bancos universais seja afetada", de acordo com um comunicado da Fitch.

No entanto, a instituição que atribui notação aos bancos não espera "que o golpe nas receitas afete os bancos universais nos mercados internacionais se o surto for rapidamente contido".

"Mas uma prolongada fraqueza nas receitas e deterioração na qualidade dos ativos, caso as perspetivas económicas se tornem mais profundamente enraizadas, pode pressionar os níveis de capital e, em última instância, a longo prazo, os 'ratings'", adverte a Fitch.

No documento hoje divulgado, a agência refere-se também à descida das taxas de juro em 0,5 pontos percentuais por parte da Reserva Federal norte-americana, para um intervalo entre 1,00% e 1,25%, considerando que a medida "pode impulsionar a atividade de emissão, mas também afetar negativamente as 'yields' [taxas] dos ativos, resultando em margens mais baixas e reduzindo os lucros dos bancos".

"Ao passo que aumentos de volatilidade podem ajudar às receitas no 'trading', acreditamos que a recente subida acentuada da volatilidade e nos volumes de trocas refletem altos níveis de incerteza", refere a Fitch.

Nos bancos europeus, o 'trading' representa cerca de 25% do total das receitas trimestrais, sobretudo no Barclays, Credit Suisse e Deutsche Bank, com uma menor contribuição do BNP Paribas, Société Générale e UBS, segundo a agência.

"A exposição ao mercado através do 'trading' é um risco material para os bancos. Contudo, acreditamos que o apetite pelo risco permaneceu conservador, dado que os grupos concentram-se primariamente nas transações feitas por clientes", explica a Fitch no comunicado.

A instituição norte-americana alerta, no entanto, para que "qualquer sinal de 'golpes' desproporcionais nas receitas de 'trading' podem indicar fraquezas de controlo ou maior apetite pelo risco, o que seria visto negativamente na perspetiva do crédito".

"As atividades de 'trading' podem também ficar sob pressão caso os bancos tenham de encetar mudanças operacionais para assegurar a continuidade do negócio, ou" se um número considerável "dos funcionários dos bancos tiver de trabalhar de casa ou fora do local de trabalho", segundo a Fitch.

JE // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.