Câmara do Porto e IP procuram solução para parque de estacionamento da Alfândega

Câmara do Porto e IP procuram solução para parque de estacionamento da Alfândega
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara Municipal do Porto está a dialogar com a Infraestruturas de Portugal (IP) e com o Centro de Congressos da Alfândega do Porto para encontrar "uma solução para o parque de estacionamento da Alfândega", revelou o vereador do urbanismo.

"Está a decorrer um diálogo com a Infraestruturas de Portugal (IP) e com a Alfândega. Há questões críticas quanto à defesa patrimonial daquele território, estamos em plena zona de proteção do centro histórico da humanidade e não está ainda fechada uma solução que seja consensual entre todas as entidades que tem uma tutela especifica naquele território", afirmou Pedro Baganha, na Assembleia Municipal desta segunda-feira.

O vereador do urbanismo da autarquia, que respondia às questões colocadas pelo deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro, afirmou estar a trabalhar também em articulação com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

"A melhor solução seria um parque enterrado, seria porventura a solução mais consensual no que diz respeito à defesa do património, mas não nos podemos esquecer que estamos ao lado do rio e há ali uma cota de cheia também", esclareceu.

Segundo Pedro Baganha o processo "não está de todo encerrado", uma vez que "é do interesse de todos os envolvidos dar condições necessárias para o funcionamento daquele equipamento".

"A Alfândega pode vir a ser parte da solução desta equação, sendo que é do interesse de todos dar as condições necessárias para o funcionamento daquele equipamento. O processo está em curso, não está de todo encerrado", concluiu.

+ notícias: Norte

Inundações e mau tempo resultaram em mais de 70 ocorrências na madrugada desta quarta-feira

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 0h00 e as 7h00 desta quarta-feira 71 ocorrências devido à chuva e ao vento fortes, a maioria inundações, mas sem causarem vítimas.

Idosa atropelada mortalmente em Ovar

Uma mulher com cerca de 90 anos foi esta quarta-feira atropelada mortalmente por um pesado de mercadorias na Rua do Monte em Ovar, no distrito de Aveiro, informou fonte da GNR.

Museu da Chapelaria em São João da Madeira reabre com mostras exclusivas sobre Dior após adaptação a inglês e braille

O Museu da Chapelaria reabre ao público sábado e, após seis meses de obras para integrar novos conteúdos na mostra permanente e os interpretar em inglês e braille, estreia duas exposições sobre a marca francesa de alta-costura Dior.