Câmara do Porto e IP procuram solução para parque de estacionamento da Alfândega

Câmara do Porto e IP procuram solução para parque de estacionamento da Alfândega
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara Municipal do Porto está a dialogar com a Infraestruturas de Portugal (IP) e com o Centro de Congressos da Alfândega do Porto para encontrar "uma solução para o parque de estacionamento da Alfândega", revelou o vereador do urbanismo.

"Está a decorrer um diálogo com a Infraestruturas de Portugal (IP) e com a Alfândega. Há questões críticas quanto à defesa patrimonial daquele território, estamos em plena zona de proteção do centro histórico da humanidade e não está ainda fechada uma solução que seja consensual entre todas as entidades que tem uma tutela especifica naquele território", afirmou Pedro Baganha, na Assembleia Municipal desta segunda-feira.

O vereador do urbanismo da autarquia, que respondia às questões colocadas pelo deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro, afirmou estar a trabalhar também em articulação com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

"A melhor solução seria um parque enterrado, seria porventura a solução mais consensual no que diz respeito à defesa do património, mas não nos podemos esquecer que estamos ao lado do rio e há ali uma cota de cheia também", esclareceu.

Segundo Pedro Baganha o processo "não está de todo encerrado", uma vez que "é do interesse de todos os envolvidos dar condições necessárias para o funcionamento daquele equipamento".

"A Alfândega pode vir a ser parte da solução desta equação, sendo que é do interesse de todos dar as condições necessárias para o funcionamento daquele equipamento. O processo está em curso, não está de todo encerrado", concluiu.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).