Covid-19: "Não há necessidade de agir do ponto de vista da política monetária"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Frankfurt, 28 fev 2020 (Lusa) -- O presidente do Bundesbank, o banco central alemão que hoje apresentou lucros de 5.850 milhões de euros em 2019, disse hoje não acreditar que haja necessidade de agir do ponto de vista da política monetária devido ao coronavírus.

De acordo com a agência espanhola EFE, na conferência de imprensa para apresentar os resultados de 2019 da entidade, Weidmann disse que o coronavírus é um risco mais a curto prazo para a economia alemã e que, para já, é difícil calcular a dimensão do efeito económico que o coronavírus terá.

O presidente da entidade bancária considerou também que ainda há incerteza no comércio internacional e na economia alemã (que no ano passado cresceu 0,6%), apesar do acordo comercial inicial entre os Estados Unidos e a China.

Em relação aos resultados, o Bundesbank obteve, em 2019, um lucro de 5.850 milhões de euros, valor máximo desde 2008 para as menores provisões para riscos (2.400 milhões de euros em 2018), que serão direcionados ao Ministério das Finanças.

O Ministério das Finanças geralmente calcula um lucro do Bundesbank de 2.500 milhões de euros no orçamento, tudo o que excede esse valor serve para reduzir a dívida.

O Bundesbank obtém lucros todos os anos desde a introdução do euro, em 1999.

MPE // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.