Investimento nas ligações energéticas é do maior interesse para Portugal - Durão Barroso

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 21 mar (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse hoje que a União Europeia vai investir nas ligações energéticas entre a Península Ibérica e o resto da Europa, o que considerou ser "do maior interesse para Portugal".

"Nós conseguimos hoje aqui que houvesse um esforço especial nas interconexões de energia de Portugal e da Espanha com o resto da Europa", disse José Manuel Durão Barroso, no final do Conselho Europeu, sublinhando que é "do maior interesse para Portugal".

"Temos o mercado ibérico, mas não temos o mercado europeu de energia porque não há ligações eficientes entre a Península Ibérica e o resto da Europa, o que tem consequências um bocadinho absurdas", adiantou, em declarações aos jornalistas portugueses.

"Há sobre produção de renováveis na Península Ibérica, quando essas produções poderiam ser exportadas para França e outros mercados", acrescentou, sublinhando que -- em resultado de um "esforço coordenado entre Portugal, Espanha e a Comissão Europeia" - vai haver maior investimento nestas interconexões.

"Se não é agora que vamos ter uma verdadeira política europeia integrada de energia é quando?",salientou, reconhecendo que a crise na Ucrânia contribuiu para haver decisões numa questão que se arrastava há anos: "É a necessidade que cria os maiores incentivos para a união".

O presidente da Comissão Europeia lembrou que o mercado ibérico da energia foi criado no seu mandato como primeiro-ministro.

Os líderes da UE reconheceram hoje a prioridade de concluir o mercado interno da energia este ano e em desenvolver as interconexões de gás e eletricidade em 2015.

IG/ACC/ATF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.