"Salmão cresce nas águas portuguesas" - Jerónimo Martins

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 fev 2020 (Lusa) - O presidente do grupo Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, afirmou hoje que, no âmbito do projeto-piloto que o grupo está a desenvolver em Aveiro, existe a boa notícia de que "o salmão cresce nas águas portuguesas".

Pedro Soares dos Santos falava na conferência de imprensa dos resultados da dona do Pingo Doce em 2019, que decorreu na sede da empresa, em Lisboa.

Questionado sobre o projeto-piloto de produzir salmão nas águas de Aveiro, Pedro Soares dos Santos disse que havia "uma notícia boa e outra menos boa".

A "boa notícia" é de que "o salmão cresce nas águas portuguesas", ou seja, "o crescimento nas águas frias da zona de Aveiro são boas, dá para o crescimento", prosseguiu o gestor.

Ali o salmão "tem um crescimento sustentável do ponto de vista financeiro para o consumo", salientou.

Caso não houvesse essa possibilidade - de crescimento do salmão naquelas águas - o projeto-piloto teria de ser abandonado.

"O que não nos correu tão bem é que ainda não conseguimos acertar com a gaiola certa para estarem em alto-mar e para lidar com as tempestades, as duas que fizemos tiveram alguns azares, não as perdemos, mas não correu tão bem como esperávamos", explicou.

Agora, "é mais um problema de afinar, não do produto", acrescentou.

O lucro da Jerónimo Martins cresceu 7,9% em 2019, face ao ano anterior, para 433 milhões de euros, com as vendas consolidadas a avançarem 7,5% para 18.638 milhões de euros.

ALU // JNM

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.