Câmara de Coimbra tomou hoje posse administrativa do centro de convenções

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 21 mar (Lusa) - A Câmara Municipal de Coimbra tomou hoje posse administrativa do centro de convenções e espaço cultural do Convento de São Francisco, por volta das 09:00, depois de a decisão ter sido aprovada em reunião do executivo, na segunda-feira.

Celso Marques, comandante da Polícia Municipal de Coimbra, foi o representante da Câmara de Coimbra na tomada de posse administrativa, em que estiveram representantes da empresa responsável pelo empreendimento (MRG, Engenharia e Construção, SA), afirmando que, a partir do dia de hoje, será inventariada toda a obra por parte dos serviços técnicos da autarquia.

Durante a tomada de posse, foram também dadas a conhecer as subempreitadas da obra, estando agora a Câmara de Coimbra a decidir o futuro daquelas.

O presidente da Câmara, Manuel Machado, anunciou no dia 28 de fevereiro que o município se preparava para proceder à posse administrativa da obra, embora esperasse que o confito com a construtora se resolvesse "a bem".

Manuel Machado falava aos jornalistas, depois de, naquele dia, com o arquiteto responsável pelo projeto, Carrilho da Graça, a equipa projetista, responsáveis pela fiscalização da obra, e autarcas das forças políticas representadas no executivo e assembleia municipal, ter visitado o Convento de São Francisco e os trabalhos para a sua reabilitação e construção do centro de convenções da cidade.

Quatro dias antes, a Câmara tinha decidido, por unanimidade, notificar a MRG, manifestando a sua intenção de resolver o contrato de execução da obra.

Esta posição surgiu depois de, uma semana antes, a construtora ter movido uma ação contra o município, reclamando a resolução do contrato da obra e uma indemnização de cerca de oito milhões de euros.

Na ação, a construtora argumenta, designadamente, com a falta da revisão dos projetos e com atrasos, cuja responsabilidade imputa aos serviços da autarquia.

Manuel Machado explicou a tomada de posição da Câmara, entre outros motivos, com o "incumprimento reiterado das ordens do dono da obra" por parte da MRG, em relação a diversas "anomalias" apontadas na sequência de várias ações de fiscalização e com os "graves prejuízos" provocados pela suspensão dos trabalhos, assumida pela empresa, em 21 de novembro de 2013.

JYGA(JEF) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).