Obras no IP2, em Bragança, prolongam-se por dois meses

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 06 mai (Lusa) -- O corte de um troço do IP2 no distrito de Bragança, que se previa durasse 15 dias, vai prolongar-se por dois meses para obras de reparação de danos causados pela chuva num aterro da estrada, revelou hoje a concessionária.

A via aberta ao tráfego há um ano e meio foi cortada a 10 de abril numa extensão de dez quilómetros, entre os nós de Bornes (Macedo de Cavaleiros) e Trindade (Vila Flor), com indicação inicial de que o corte duraria 15 dias.

A Ascendi avança agora que o encerramento vai prolongar-se até 15 de junho, o que obrigará os condutores a, durante mais de dois meses, fazerem um desvio para a estrada nacional 102.

De acordo com a concessionária, o problema foi originado pelas "condições climatéricas adversas verificadas durante o primeiro trimestre" do ano, que causaram "instabilidade num talude de aterro, que provocou danos numa passagem hidráulica".

"Após avaliação dos danos na passagem hidráulica, de forma restabelecer todas as condições de segurança rodoviária", a concessionária optou " pela substituição integral da mesma, circunstância que obriga ao prolongamento do encerramento do IP2", segundo esclarecimentos prestados à Lusa.

O Itinerário Principal nº2 (IP2) era reclamado há três décadas no distrito de Bragança e ficou concluído em novembro de 2011 entre Macedo de Cavaleiros, em Bragança, e Celorico da Beira, já na Guarda.

O Plano Nacional Rodoviário aponta esta estrada como a ligação de todo o interior de norte a sul do país.

Os lanços correspondentes ao Nordeste Transmontano fazem parte da concessão do Douro Interior, que incluiu também outra das novas estradas da região, o IC5, a via que atravessa o sul de Trás-os-Montes e liga à fronteira com Espanha, em Miranda do Douro.

HFI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.